Campo Grande (MS), Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Bolsonaro ignora blogueiro bolsonarista que estava no portão do Alvorada

Blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio esteve no portão do Palácio da Alvorada, em Brasília

09/12/2022

22:30

UOL

©REPRODUÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio ao chegar para falar com seus apoiadores pela primeira vez desde que perdeu as eleições. As declarações ocorreram na tarde desta sexta-feira (9) e, com gritos de "fica" dos apoiadores, o presidente afirmou que serão eles os responsáveis por decidir seu futuro.

O bolsonarista é investigado nos inquéritos das fake news e das milícias digitais e chegou a ser preso mais de uma vez por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por desrespeitar decisões da Corte.

A chegada. O jornalista estava no portão do Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República, e filmou o momento em que Bolsonaro chega acompanhado do seu ex-candidato a vice, o general Braga Netto (PL), e seguranças.

O candidato derrotado passa pelo portão, acena e faz "joinhas" para os seus apoiadores e segue andando. Ele chega próximo de Eustáquio e o blogueiro diz "fala, capitão", "estamos juntos, capitão" e faz um joinha com as mãos, mas o político não olha, nem fala com o apoiador e segue caminhando para longe do jornalista.

Então, Eustáquio continua gravando o vídeo e mostra outros bolsonaristas no portão, gritando palavras de ordem enquanto filmam o presidente. Rapidamente, ele vira a câmera para o seu rosto e é possível ver alguém empurrando a sua cadeira de rodas.

A publicação nas redes sociais. Apesar de ter sido ignorado pelo presidente, Eustáquio escreveu no vídeo que "o capitão veio falar com o povo no Alvorada" e "quem não foi, perdeu". Na legenda da publicação, ele ainda disse que o "momento é de união".

"9/12 - Hoje o capitão veio falar com o seu povo no Alvorada! O momento é de União! Amanhã 10/12 todos na Esplanada em Brasília, a noite voltamos para o QG [Quartel General]", escreveu na publicação (veja abaixo).

Após a chegada no Alvorada, o político fez declarações aos seus apoiadores, mantendo o tom usado antes das eleições, e disse ser "o chefe supremo das Forças Armadas". 

 

Leia aqui as frases usadas por Bolsonaro em seu primeiro pronunciamento.

Elogio aos protestos e atos golpistas

O que aconteceu? Aconteceu algo que a gente não esperava em condições normais. O que aconteceu eu nunca vi no mundo. O povo ir à rua para um presidente ficar. Eu só vi, ao longo de 67 anos, o povo ir às ruas para tirar presidente, nunca vi para ficar.

Chefe das Forças Armadas

Tenho certeza que entre as minhas funções garantidas na Constituição é ser o chefe supremo das Forças Armadas. As Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo. Sempre disse ao longo desses quatro anos que as Forças Armadas são os últimos obstáculos para o socialismo. As Forças Armadas, tenho certeza, estão unidas, e devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo, respeito à Constituição e são um dos grandes responsáveis pela nossa liberdade.

Futuro nas mãos dos apoiadores

Quantas vezes nos irritamos quando alguém diz a verdade para nós? E hoje estamos vivendo um momento crucial, uma encruzilhada Quem decide o meu futuro, para onde eu vou, são vocês. Quem decide para onde vão às Forças Armadas são vocês, para onde vai a Câmara e o Senado são vocês também.

Eu só posso ser feliz se vocês também forem felizes e devemos pensar exatamente dessa maneira: Qual o futuro do brasil? Eu não vou falar do outro lado político, mas vou falar: qual o futuro do Brasil? O que aconteceu? Por que chegamos a esse ponto? Demoramos a acordar? Nunca é tarde para acordamos e sabemos da verdade. Logicamente, quanto mais tarde você acorda, mais difícil é a missão. Não é eu autorizo, não. É o que eu posso fazer pela minha pátria.

Devemos ver o que aconteceu em outros países. [Transmissão trava] Exatamente os mesmos erros, nada está perdido. O final somente com a morte.

Nunca sai dentro das quatro linhas da Constituição e acredito que a vitória será também dessa maneira. Dou a minha vida pela minha pátria.

Nós temos como mudar o futuro da nossa nação. Com o mesmo ingrediente ninguém pode fazer um bolo diferente. Desse ingrediente que temos agora pela frente nós já sabemos lá atrás o que aconteceu. Vocês também estão aqui, não é por mim. É pelo país de vocês. Esse país que não existe nada igual no mundo todo, então o que eu digo a vocês, vamos acreditar, vamos nos unir, criticar só quando tiver certeza, buscar alternativas.

Acredita na vitória

Sabemos que o tempo voa. Cada minuto é um minuto a menos Vamos fazer as coisas certas, diferentemente de outras pessoas. Vamos vencer, se manifestando de acordo com as nossas leis, vocês são cidadãos de verdade. Está na hora de parar de ser tratado como outra coisa aqui no Brasil. Acredito em vocês, vamos acreditar em nosso país. Se Deus quiser tudo dará certo no momento oportuno.

Silêncio após as eleições

Estou a praticamente 40 dias calado. Dói, dói na alma. Sempre fui uma pessoa feliz no meio de vocês, mesmo arriscando a minha vida no meio do povo, assim como arrisquei em Juiz de Fora em setembro de 2018. Quase que eu deixei essa terra, se a facada tivesse sido fatal, vocês sabem quem seria o presidente do Brasil.

Patriotismo

Se estou aqui é porque, primeiro, acredito em Deus e segundo lugar porque devo lealdade ao povo brasileiro. Ao longo de quatro anos, vocês melhor me conheceram. Nós despertamos o patriotismo no Brasil O povo voltou a admirar a sua bandeira, voltou a acreditar que o Brasil tem jeito. Não é fácil você enfrentar todo um sistema.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: