Campo Grande (MS), Domingo, 07 de Setembro de 2025

POLÍTICA

Mato Grosso do Sul lidera discussão sobre transição energética no Fórum Econômico de Zurique

Governador Eduardo Riedel destaca potencial brasileiro para desenvolvimento sustentável

23/01/2025

09:16

DA REDAÇÃO

©Felipe Gonçalves/LIDE/Arquivo

As inúmeras oportunidades abertas pela transição energética no mundo, a necessidade dela acontecer diante das mudanças climáticas e o papel estratégico do Brasil nesse processo serão alguns dos temas em debate no Brazil Economic Forum Zurich 2025, evento realizado na cidade suíça de Zurique e que terá a participação de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel comandará o painel "O papel estratégico do Brasil na transição energética", onde nesta quinta-feira (23) apresentará elementos que norteiam globalmente a questão, a posição brasileira e as potencialidades que Mato Grosso do Sul possui neste novo cenário de desenvolvimento sustentável, com a abertura de inúmeras oportunidades.

Participam do mesmo painel mais quatro palestrantes: o diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia da Mercuria no Brasil, Celso Fiori, o CEO da W-Energy, Wagner Carvalho, a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Patricia Iglecias, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Mato Grosso do Sul se posiciona como referência no fortalecimento de governança climática desde a adoção da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) em 2014. Já em 2021, o decreto nº 15.787 consolidou o Proclima (Plano Estadual MS Carbono Neutro), estabelecendo a meta ambiciosa de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

Essa iniciativa é sustentada por cinco eixos estratégicos: agronegócio, energia, indústrias, gestão de resíduos e mudança no uso da terra e florestas, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 das Nações Unidas.

Outros temas

O evento vai discutir inúmeros outros temas, com os painéis "ESG, meio ambiente e economia circular", "A multilateralidade econômica, o desenvolvimento e fatores sociais" e "Liberdade e Democracia: pilares de uma nação". Entre os palestrantes, figuram os nomes do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Henrique Meirelles e inúmeros outros.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: