POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad defende acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em reunião do Parlasul
05/12/2022
14:00
ASSECOM
senador Nelsinho Trad (PSD/MS)
O último encontro dos parlamentares dos países (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname) ocorreu, nesta segunda, em Montividéu, em sessão do Parlamento do Mercado Comum do Sul
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) declarou, nesta segunda-feira, em reunião do Parlamento do Mercosul no Uruguai, que o Brasil clama pelo acordo comercial envolvendo os blocos econômicos do Mercosul e da União Europeia. Essa negociação já se arrasta há mais de 20 anos e caso venha a ser adotada, será o maior acordo de livre comércio da história. “Penso que o livre comércio com União Europeia tem que ser tema primordial para nossa discussão”, discursou o senador Nelsinho Trad.
De acordo com o senador Nelsinho Trad, essa é a oportunidade para avançar as negociações com a Europa. Segundo ele, o Mercosul e a União Europeia teriam a redução imediata ou gradual de tarifas de importação, com o potencial de tornar mais baratos ao mercado consumidor produtos tanto agropecuários como industriais. “O governo brasileiro nunca deixou de manter contato com o bloco europeu com vistas a um acordo”, explicou.
Em 2019, o senador Nelsinho Trad assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal e, desde então, mesmo deixando o cargo e permanecendo como membro, o parlamentar vem acompanhando essa discussão. “Trabalho pela efetivação do acordo, por entender como ele pode potencializar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou o senador.
Em suas redes sociais, o senador Nelsinho Trad compartilhou parte da reunião do Parlasul e manifestou que foi em clima de despedida. O senador do Paraguai, Tomás Bittar deixa a presidência e o senador do Uruguai Gustavo Penadés assume o cargo a partir de 2023. “A delegação brasileira sempre colaborativa, presente e constante em desafios no âmbito do Mercosul. Ressalto o trabalho do Observatório da Democracia, que atuou de forma técnica e imprescindível para acompanhar as eleições, tudo isso é fruto da sua atuação, presidente Tomas Bittar. Agora, ao senador Gustavo Penadés, que assume a presidência, estendemos o nosso apoio, a quem desejo sucesso à frente dos debates para o fortalecimento do Parlamento do Mercosul”, declarou o senador Nelsinho Trad.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios