Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

COSTA RICA

Implantação e posse da Academia de Letras do Brasil, Seccional Costa Rica será sexta-feira, dia 12

09/08/2022

17:30

ASSECOM

Acontece na próxima sexta-feira (12), às 19h30min, no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), a solenidade oficial de implantação e posse dos acadêmicos da Academia de Letras do Brasil, Seccional Costa Rica.
 
Desde 2021, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos evidencia esforços objetivando implantar a organização no município. Para isso, contou com os préstimos da presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Maria Helena Sarti (Nena Sarti) que é embaixadora universal da Paz pelo Unesco; além do vice-presidente da ALB Campo Grande Jorge Monson, que estiveram reunidos com secretários municipais, vereadores, professores, escritores, poetas e intelectuais com o objetivo de fundar na cidade, a Academia de Letras Costarriquense.
 
O gestor do município, destaca, o papel determinante que a Academia desempenha na promoção da Cultura. "Agradeço o empenho que todos vocês dispensam contribuindo para o fortalecimento da nossa cultura, o que é terminante na formação dos cidadãos", enfatiza o prefeito.
 
Academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia francesa.
 
A instituição é responsável pela edição de obras de grande valor histórico e literário, e atribui diversos prêmios literários. A ABL remonta ao final do século XIX, quando escritores e intelectuais brasileiros desejaram criar uma academia nacional nos moldes da Academia Francesa.
 
A ABL enfatiza a necessidade de uma mobilização efetiva das diversas esferas do poder público e das instâncias acadêmicas, no sentido da promoção do Português nos países integrantes da Comunidade - diante da atual descaracterização da Língua - e também nas universidades europeias e norte-americanas.
 
A Academia Brasileira de Letras possui quarenta integrantes efetivos e perpétuos (isto é, que são seus membros até a morte). Eles são chamados de imortais. Quando um deles morre, a cadeira é declarada vaga na Sessão de Saudade. Os interessados em se tornar imortais têm um mês para se candidatar.
 
A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 20 de julho de 1897, no Rio de Janeiro, pelos escritores Afonso Celso, Graça Aranha, Inglês de Sousa, Lúcio de Mendonça, Machado de Assis, Medeiros e Albuquerque, Olavo Bilac, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Ruy Barbosa e Visconde de Taunay.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: