Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Prefeitura Municipal promove audiência pública para avaliação de metas fiscais nesta quinta-feira (28)

Evento que vai debater cumprimento de metas fiscais será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 9h 

28/07/2022

07:25

DILERMANO ALVES

A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Suprimento e Logística, realiza hoje (28) audiência pública com a finalidade de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais previstas e fixadas para o primeiro semestre de 2022. Conforme o edital, expedido no último dia 11, o evento terá início às 9h e será realizado no auditório da Câmara de Vereadores local, sendo aberto ao público interessado.

Para realizar um bom gerenciamento das contas públicas, é necessária a elaboração de um planejamento orçamentário. Esse planejamento é constituído por instrumentos como PPA, LOA, LDO, meta fiscal e risco fiscal. 

A meta fiscal é definida para todas as esferas do governo em nível municipal, estadual e também federal. Inegavelmente, ela foi criada para preservar a saúde financeira das contas do setor público.

Semestralmente, são realizadas audiências públicas com participação popular para avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas nos instrumentos orçamentários.

Uma audiência pública é uma reunião pública, transparente e de ampla discussão em que se vislumbra a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas. Não objetiva a consensualidade, pois, devido ao leque de ensejos sociais, os setores da sociedade civil podem divergir.

O que é visto com bons olhos para que o debate público se dinamize, seja produtivo e mais democrático, sendo importante ressaltar que, aqui, se faz uso do princípio do contraditório. Sendo assim, a audiência pública é uma forma de participação popular que torna o cidadão mais próximo do processo de decisão sobre a coisa pública.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: