CHAPADÃO DO SUL
Sindicato Rural promove reunião do “Campo Futuro da CNA Brasil e CEPEA”
13/07/2022
15:50
OCORREIONEWS
Na terça-feira (12) o Sindicato Rural , o Sistema Famasul (SENAR/MS) e a Fundação Chapadão participaram do Campo Futuro da CNA Brasil e CEPEA.
O Campo Futurotem como objetivo aumentar a precisão dos custos de produção da Safra 21/22. Os representantes participantes colaboraram com os valores médios de preços praticados em Chapadão do Sul como o custo de insumos, despesas administrativas, maquinários, valores de mão de obra, modalidade de financiamentos, seguros e modalidades de comercialização.
Com essas informações a precisão do custo de produção por saca será mais efetivo e proporcionará melhor planejamento para a próxima safra. O projeto Campo Futuro trabalha com estas variantes que podem fazer a diferença no resultado final do agronegócio. A gestão financeira da propriedade rural deve receber a mesma atenção que as atividades de produção. As que envolvem a gestão são bastante intuitivas ainda e – por isso – muitas vezes não são encaradas de forma técnica.
Uma das principais dificuldades que o produtor enfrenta é a falta de informações gerenciais na sua propriedade. Hoje, ele tem acesso a dados técnicos e financeiros de diversos países, porém possui poucos registros de sua própria atividade. Além disso, o excesso de informações sobre o mercado, muitas vezes, dificulta a seleção do que realmente faz diferença na gestão do negócio. Existem mecanismos que, quando bem utilizados, trazem bons resultados, como o preço futuro dos principais produtos agropecuários negociados em bolsa.
O projeto Campo Futuro levanta informações por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras. Consiste em uma reunião técnica in loco com a participação dos agentes da cadeia produtiva (produtores, técnicos da agroindústria e representantes de lojas de insumos), para definição de uma propriedade modal. Após a realização dos painéis, as matrizes de custos e as informações sobre as receitas médias são atualizadas mensalmente pelas instituições parceiras.
A programação segue uma lógica que apresenta a realidade da região, comparando-a com o resto do Brasil e destacando suas potencialidades e gargalos. Na sequência, especialistas levam a esses produtores o que há de mais atual em cada cultura analisada. É assim, com informação e capacitação que o agronegócio brasileiro avança.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vereador Dr. Victor Rocha tem dois projetos aprovados para ampliar acesso à saúde em Campo Grande
Leia Mais
Vereador Carlão cobra ação direta da secretária de Saúde diante de crise em unidades de Campo Grande
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Leia Mais
Suzano abre processos seletivos em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas com vagas para diversas áreas
Municípios