PARANAÍBA
“Dia Mundial Sem Tabaco” é lembrado com panfletagem
31/05/2022
09:45
DECOM
LUANA CHAVES
©DIVULGAÇÃO
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) lembrou o “Dia Mundial Sem Tabaco” na manhã desta terça-feira, 31, para alertar a população de Paranaíba sobre os malefícios do tabagismo.
Os servidores da Saúde fizeram panfletagem e apresentaram faixas em pontos estratégicos da cidade. Eles utilizaram os semáforos da Avenida Durval Rodrigues Lopes, da Praça da República e da Rua Generoso Ponce.
Paranaíba é um dos municípios do Estado que dispõe de tratamento ao fumante, através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, na Secretaria Municipal de Saúde. O programa acolhe as pessoas com interesse em cessar o tabagismo por demanda espontânea ou encaminhada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família.
"A princípio a pessoa interessada passa por uma entrevista para avaliar o grau de dependência que possui, em seguida é convidada a participar das reuniões ofertadas pelo grupo de apoio terapêutico, que conta com um psicólogo, um médico, uma enfermeira e uma fisioterapeuta”, esclareceu o coordenador do Programa de Tabagismo, Eronides de Souza Costa.
No grupo cada paciente pode contar, sempre que necessário, com auxílio de medicamentos, acompanhamento e intervenção médica e psicológica, atendimento em auricoloterapia (estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos), meditação, além da orientação de outros profissionais que são convidados a esclarecer e orientar sobre temas específicos de suas profissões e que estejam relacionados ao processo de parar de fumar",
Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Desses, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como: tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Municípios