TRÂNSITO
Em quatro meses, mais de 6 mil motoristas são autuados por usar celular no trânsito em Campo Grande
Quem comete a infração, considerada gravíssima, está sujeito a pagamento de multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.
03/05/2022
08:42
G1
Condutor que usar telefone celular no trânsito comete infração e pode levar multa
O uso de celular na direção levou 6.052 pessoas a serem multadas em Campo Grande (MS), o número leva em consideração somente as autuações registradas em quatro meses, entre janeiro e abril de 2022, segundo dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), divulgado nesta segunda-feira (2).
O número é 35,7% maior do que no mesmo período do ano passado na capital.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um veículo utilizando celular ou fones de ouvido conectados a algum dispositivo sonoro é uma infração gravíssima. A multa para os infratores é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para cometer a infração não é preciso estar com o aparelho ao ouvido. Mesmo que não seja necessário manusear o telefone para conversar com alguém, o correto é estacionar o veículo em um local seguro.
“Esses dados representam o péssimo hábito dos condutores em Mato Grosso do Sul. Parece que as pessoas estão cada vez mais impactadas pelo tempo e pela pressa. Vivem com os olhos no celular e isso, mesmo quando estão dirigindo. Para nós, traz o mesmo efeito de dirigir sob efeito de bebida alcoólica”, disse a diretora de educação para o trânsito, Elijane Coelho.
Os números revelam ainda que o número de casos é muito maior na capital do que nas cidades do interior. Enquanto os 79 municípios juntos contabilizam 5.365 infrações no período de janeiro a abril deste ano, Campo Grande é campeã com 6.052 casos.
Maio amarelo
Com o tema “Juntos Salvamos Vidas!”, a programação da campanha Maio Amarelo, desenvolvida pelo Detran/MS terá palestras em empresas e escolas do ensino fundamental, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), focando o comportamento de motociclistas por meio de uma concessionária de motos.
A diretora ainda destaca a importância da campanha do Maio Amarelo, que tem o objetivo de levar conscientização sobre segurança no trânsito para os motoristas e pedestres.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios