Tribunal comemora 42 anos da realização da primeira sessão da Corte
28/03/2022
13:00
TÂNIA SOTHER
©REPRODUÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul completa 42 anos nesta segunda-feira, 28 de março, data em que foi realizada a sua primeira sessão oficial com a eleição de presidente e vice-presidente. Os sete primeiros conselheiros, responsáveis pela criação do primeiro Regimento Interno da Corte de Contas, foram nomeados dias antes, em 24 de março de 1980, pelo então governador Marcelo Miranda Soares.
A atual gestão descentralizada, liderada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, conta com mais seis conselheiros, o vice-presidente Jerson Domingos, o corregedor-geral Ronaldo Chadid, o ouvidor Osmar Jeronymo, o diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Waldir Neves, e os conselheiros Marcio Monteiro e Flávio Kayatt.
Durante 24 anos o TCE-MS ocupou instalações provisórias e alugadas. A sede própria, no Parque dos Poderes, foi inaugurada em 15 de outubro de 2004 e tem instalado, em bloco anexo ao prédio principal, o Ministério Público de Contas sob o comando, atualmente, do procurador geral, José Aêdo Camilo, e do procurador adjunto, João Antônio de Oliveira Martins Júnior.
Ao longo dos anos, a Corte de Contas já foi homenageada três vezes, em datas importantes, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - em 2005 no jubileu de prata, em 2010 ao completar 30 anos e em 2020 na comemoração dos 40 anos.
A história do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul está reunida em um Memorial na sede da Corte de Contas e em um acervo on-line no site da Instituição. Todo material é fruto da contribuição de servidores e familiares daqueles que fizeram e fazem parte dessa trajetória. No Memorial fixo, é mantida uma exposição permanente de utensílios, condecorações, beca e peças de valor histórico.
Integrante da equipe que implantou o TCE-MS, o atual presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, lembra a trajetória marcada pela dedicação de conselheiros e servidores de um dos mais jovens Tribunais do País. “Nosso Tribunal chega aos 42 anos como a expressão concreta da lúcida determinação de todos os que se dedicaram e se dedicam, nestas mais de quatro décadas, a edificar uma Corte de Contas à altura dos desafios contemporâneos”.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul ao longo dessas décadas tem se empenhado em transferir conhecimento ao jurisdicionado para consolidar a cultura da boa governança, investindo permanentemente na qualificação dos servidores e no desenvolvimento de tecnologia, além de incentivar o protagonismo do cidadão como fiscal das ações de governo.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, destaca os 42 anos da Corte de Contas do Estado e afirma que “a nós, atuais conselheiros e servidores, compete a responsabilidade de valorizar e engrandecer, pela competência, pela dedicação e pelo senso profissional de cada um, o patrimônio representado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul como instituição a serviço do cidadão e da democracia”.
****
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Candidatos à presidência da FFMS prometem abrir mão parcial de salário pago pela CBF
Leia Mais
'Drive da Vacinação' registra fila de até 40 minutos em Campo Grande
Leia Mais
Ana Maria Braga se casa com Fábio Arruda em cerimônia íntima em São Paulo
Municípios