Tribunal adere ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública
15/03/2022
16:50
OLGA CRUZ
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério do Meio Ambiente o certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A participação tem como objetivo estimular os órgãos públicos do País na implementação interna de práticas de sustentabilidade socioambiental.
A implantação da Agenda Ambiental na Administração pública demanda comprometimento institucional, coletivo e individual. O processo é realizado em cinco passos: 1) Formação de uma Comissão Gestora; 2) Elaboração de diagnóstico institucional; 3) Construção do Plano de Gestão Socioambiental (PGS); 4) Mobilização e sensibilização dos gestores e servidores e 5) Avaliação e monitoramento.
A adesão ao Programa demonstra o comprometimento do TCE-MS em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus servidores e da comunidade. O Programa A3P alinha perfeitamente às iniciativas que já têm sido adotadas pela Corte de Contas do MS, que já vem trabalhando junto aos servidores para a conscientização das boas práticas de sustentabilidade e economicidade.
O presidente do TCE-MS conselheiro Iran Coelho das Neves ressaltou que o Tribunal de Contas, nos últimos anos, desenvolveu diversas ações tanto no âmbito interno, quanto externo, em prol da conservação do meio ambiente. “Como instituição cujo escopo constitucional é o controle externo, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul se engrandece ao aderir ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, ampliando ainda mais a gestão sustentável em benefício da saúde ambiental da nossa instituição”.
Para dar início às ações relacionadas à adesão, o TCE-MS tem na pauta de cumprimento uma série de ações estratégicas, como a elaboração de um diagnóstico que exige o mapeamento dos gastos da instituição com energia, água, materiais de escritório, a forma de descarte de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outras.
Quanto às ações propostas pelo Programa A3P, o TCE-MS já vem realizando várias ações em sintonia com a agenda ambiental, tais como: a distribuição de canecas ecológicas em substituição aos copos de plástico descartáveis; a elaboração e implantação do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos do TCE-MS; a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED; a revisão de toda a rede hidráulica do edifício, visando reduzir perdas; a implantação do Programa TCE Digital, sistema eletrônico de recepção e tramitação de processos, o que permitiu a eliminação do uso de papel, confirmando na prática, o compromisso da Corte de Contas com a sustentabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
“Litigante profissional” Luiz Eduardo Bottura é preso na Itália após comprar Maserati
Leia Mais
Acordo judicial define novo salário de Adriane Lopes em R$ 35,4 mil a partir de abril
Leia Mais
IR 2025: veja como declarar dependentes, deduzir despesas e evitar erros na declaração
Leia Mais
Bolsonaro será transferido para Brasília em UTI aérea após crise abdominal
Municípios