Na Palavra Livre, moradores pedem melhorias e acesso a serviços públicos no Chácara dos Poderes
15/03/2022
15:00
MILENA CRESTANI
©DIVULGAÇÃO
Melhorias de infraestrutura e acesso a serviços básicos para garantir qualidade de vida foram os apelos trazidos à tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande pelo arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, presidente da Associação de Moradores da Chácara dos Poderes. Ele também alertou sobre a necessidade de recuperação no Córrego Pedregulho, durante a Palavra Livre na sessão ordinária desta terça-feira (15).
“Somos desprovidos de todo serviço público do que é prestado, não temos a presença do Estado, apesar de proporcionalmente pagarmos o IPTU mais caro”, afirmou Rubens Marques. Ele citou que não há escolas e o ônibus não tem acesso a todos os moradores devido a precariedade das estradas. Não há unidades de saúde, nem agentes de saúde. Também não há no bairro áreas públicas destinadas a lazer, praças ou feiras de bairro. Ele lembrou que no loteamento constam sete áreas, que hoje estão ocupadas e degradadas.
As péssimas condições das estradas também prejudicam muito os moradores, pois o transporte coletivo não acessa todas as áreas, fazendo com que muitos tenham de andar quilômetros até a rodovia. Até mesmo a coleta de lixo não chega a todos os imóveis. “Nossas estradas estão intransitáveis com locais onde patrola nunca passou”, disse o presidente, lembrando que não há ruas pavimentadas no bairro.
O arquiteto e urbanista também fez na Tribuna o alerta sobre a morte do Córrego Pedregulho, “potencializada pela ação irresponsável de serviço de manutenção de estradas”. Lembrou que a prefeitura já foi condenada em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) para recuperar o córrego devido ao assoreamento. A decisão é de 2020. “A comunidade pede apoio da Casa de Leis para melhoria da qualidade de vida e ambiental no Chácara dos Poderes”, afirmou. São 1,5 mil moradores no local.
Vários vereadores já se reuniram com moradores e visitaram o bairro. No espaço dedicado ao aparte, durante a sessão desta terça-feira, eles garantiram apoio para cobrar as providências do Executivo, além de buscar investimentos com a bancada federal. Reuniões foram feitas com os secretários municipais de Infraestrutura, Rudi Fiorese, e de Meio Ambiente, Luis Eduardo Costa, que asseguraram aos moradores algumas intervenções no Chácara dos Poderes. Os problemas arrastam-se há 20 anos.
O vereador Tabosa, autor do convite para que o presidente da Associação falasse na Palavra Livre, salientou que os vereadores vão “acompanhar passo a passo as manutenções e obras que a Secretaria apresentou na reunião”, além das ações da pasta de Meio Ambiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios