Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Exposição fotográfica, homenagens e importância da representatividade são destaques no Dia da Mulher

08/03/2022

15:20

MILENA CRESTANI

©DIVULGAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por homenagens, destaque à importância da representatividade, respeito e debate sobre mais políticas públicas para assegurar garantia de direitos durante a sessão ordinária. Ainda, a Casa de Leis sedia até o fim do mês exposição de fotos e quadros, além de inaugurar amanhã sala de atendimento da Procuradoria Especial da Mulher (leia mais aqui)

Durante a sessão, a vereadora Camila Jara, única parlamentar mulher, recebeu flores como forma de reconhecer e homenagear todas as mulheres. Os vereadores reconheceram a necessidade de aumentar essa representatividade e também cobraram mais respeito. Também alertaram em suas falas dados sobre a violência contra as mulheres e necessidade de mais ações para coibir esses casos. 

A vereadora Camila Jara agradeceu a homenagem e ressaltou que os vereadores entenderam o verdadeiro significado da data, por serem parceiros na luta pela garantia de direitos “comprometidos em aumentar a representatividade das mulheres na política para que tenhamos mais representantes mulheres”. Ela agradeceu o apoio nos projetos e ressaltou que não está sozinha, pois conta com todas as mulheres e com a parceria de vereadores. 

Na Tribuna, a vereadora Camila Jara trouxe uma reflexão sobre a data e pediu um basta à violência. “Um basta a toda violência e a toda sociedade que tenta nos calar. Juntas somos mais fortes, nenhum homem nos define. Estaremos cada vez mais ocupando espaços de poder e lotando Plenário porque juntas somos mais fortes e a sociedade não irá nos definir. 

Exposição – Também marcando a data, a Câmara recebe a exposição “Mulheres: Imagens de Vida!”, que reúne fotos e quadros. A iniciativa é do gabinete do vereador Ronilço Guerreiro.  

Há 12 anos fotografando partos e famílias, área em que se especializou, a jornalista e fotógrafa Marithê do Céu capta nas imagens toda a emoção deste momento. “Costumo dizer que a fotografia de parto é um portal que te leva de volta àquele momento, e acho que todas deveriam ter seu parto registrado, para saber como aconteceu. É muita emoção e a foto faz lembrar de todas as sensações, porque o parto em si transborda energia, amor e, para mim, é um privilégio, eu renasço a cada parto que eu faço”.   

A exposição de Marithê do Céu na Câmara é denominada "Fenômeno da Continuidade" e toda a emoção do momento do parto, a primeira amamentação e acolhimento dos bebês com mães, avós, bisavós são expressos nas imagens. Na carreira, já são mais de 60 partos fotografados e energia renovada em cada um deles. 

Também estão espalhados no corredor da Câmara a exposição baseada no fotolivro “Sensibilizar, amar”, idealizada pelo Projeto Nova e que tem como curadora a Viviane Vaz.

O vereador Ronilço Guerreiro também realizou a distribuição de livros de escritos por mulheres nos gabinetes e durante a sessão ordinária. “Hoje o mundo parabeniza todas as mulheres, mas digo que todos os dias é o dia da mulher. Hoje o mundo festeja a mulher, porém diariamente a mulher enfrenta o mundo em busca de melhores oportunidades e de mais respeito. Parabéns a todas as mulheres não por hoje, mas por todos os dias de luta”, comentou Ronilço. Na sessão, ele destacou que todas as mulheres devem fazer suas escolhas e precisam estar na política e nos espaços de poder. 

Serviço - As exposições ficarão no corredor de acesso aos gabinetes, na Câmara Municipal até o dia 30 desde mês. O horário de funcionamento da Casa de Leis é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Câmara fica na Avenida Ricardo Brandão, 1600. 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: