Akira acompanha apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário na Assomasul
Proposta do Governo Federal é oferecer cursos de qualificação em parceria com os municípios com foco na reinserção dos profissionais ao mercado de trabalho
09/02/2022
12:00
ASSECOM
©FRANCISCO BRITTO
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhou nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, em Campo Grande, a apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário proposto pelo Governo Federal. O evento realizado na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Segundo Lorenzoni, responsável pela apresentação do programa, através da Medida Provisória 1099/22 assinada no dia 28 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, o Governo Federal tem a intenção de amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho decorrentes da crise causada pela Covid-19.
A ideia do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é ajudar trabalhadores desempregados a adquirirem experiência profissional, com a ajuda de cursos de qualificação, por meio da parceria com os municípios. “O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos”, explicou o ministro.
Os participantes, segundo ele, terão direito a uma bolsa paga pelo município, vale-transporte (ou transporte gratuito, a depender do município) e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de trabalho será de 22 horas semanais, limitada a oito horas diárias.
O valor da bolsa será equivalente ao salário mínimo por hora (hoje em R$ 5,51), multiplicado pelo total de horas gastas nas atividades de qualificação profissional e de trabalho. Será permitida a acumulação da bolsa com os benefícios do Programa Auxílio Brasil.
A operacionalização administrativa e financeira do programa ficará a cargo dos municípios, cuja adesão é voluntária. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.
Para Akira, o programa é importante principalmente no que se refere a oferta de qualificação profissional dos trabalhadores. “Esse programa vem ao encontro da proposta da nossa administração, que é qualificar os nossos trabalhadores para que possam obter uma colocação no mercado de trabalho”, disse ele, que lembrou que desde o início da gestão tem buscado parcerias, em especial, com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Governo do Estado para tal finalidade.
O presidente da Assomasul, prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, destacou que a importância da adesão dos municípios ao projeto federal. “O programa é muito importante e fundamental para os municípios que sofreram e continuam sofrendo muito com o impacto da pandemia com relação a geração de emprego e renda. Esse programa veio de encontro com nossas dificuldades e é fundamental que os municípios façam a adesão”, comentou.
CURSOS
O município que aderir ao novo programa vai assegurar aos beneficiários a oferta de cursos de formação ou de qualificação profissional com carga horária mínima de 12 horas para cada 30 dias de permanência e carga horária máxima de 100 horas anuais.
Os cursos serão oferecidos pelo Sistema S (como Senac Senai e Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município. Este também poderá oferecer outros tipos de cursos, em convênios com instituições de formação profissional.
Conforme a MP, os beneficiários do programa não poderão trabalhar em atividades insalubres, perigosas ou que configurem substituição de servidores municipais.
Fotos Edson Ribeiro / Asssomasul
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Feriadão da Páscoa e Tiradentes terá queda nas temperaturas e alerta de temporais em MS
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Municípios