Deputado Evander sugere construção de banheiros ecológicos para ribeirinhos no Pantanal
03/02/2022
12:20
ASSECOM
ADRIANA VIANA
Promover uma melhor qualidade de vida e condições mais dignas de saneamento para população ribeirinha que vive às margens dos rios que permeiam o Pantanal Sul-Mato-Grossense. Este é o objetivo da proposta apresentada pelo deputado Evander Vendramini (Progressistas), ao Governador do Estado Reinaldo Azambuja, com cópia autônoma ao Senhor Eduardo Correa Riedel, Secretário de Estado de Infraestrutura, e ao Senhor José Eduardo Barbosa Rocha, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, e ao Senhor Walter Caneiro Junior, Diretor-presidente da Sanesul, solicitando estudos técnicos e de viabilidade econômico-financeira para implementação de um programa social de construção de banheiros ecológicos e lavanderia de alvenaria no modelo palafita com bomba de captação de água dos rios, e saneamento básico (tratamento de água) para os Ribeirinhos dos rios do Pantanal, Paraguai e afluentes.
Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que a implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos. No meio rural a distribuição dispersa das populações impossibilita a implantação de sistemas centralizados de coleta e tratamento de esgoto, ocasionando contaminação de recursos hídricos.
“Nos rios do pantanal, devido à inexistência de um programa de saneamento básico, os ribeirinhos utilizam banheiros construídos à beira, ou sobre os rios. Nesse sistema, fezes e urina são lançadas diretamente no rio, ou sobre o solo, carreados pelas águas da chuva ou pelo ciclo das marés. Sem tratamento, os efluentes contribuem para a contaminação dos recursos hídricos, proliferações de vetores e doenças. É também uma fonte de contaminação para os animais domésticos, que circulam livremente embaixo dos banheiros em busca de alimento”, destacou o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios