Política / Justiça
CGU demite ex-chefe da Receita envolvido no caso das joias sauditas
Ato publicado no Diário Oficial impede Julio Cesar Vieira Gomes de ocupar cargos públicos por cinco anos
01/12/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Controladoria-Geral da União (CGU) demitiu o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes, em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1º). A decisão encerra o processo disciplinar instaurado após seu envolvimento na tentativa de liberar joias de alto valor recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro em viagens oficiais.
A motivação específica da demissão não foi detalhada na publicação do DOU, mas o processo se refere ao episódio que ficou conhecido como caso das joias sauditas, que trouxe repercussão nacional e se tornou alvo de investigação da Polícia Federal.
Durante o governo Bolsonaro, Julio Cesar foi acusado de pressionar servidores da Receita Federal para liberar, sem os procedimentos regulares, bens de luxo retidos no Aeroporto de Guarulhos. As peças – avaliadas em milhões – foram interceptadas pela fiscalização aduaneira por não terem sido declaradas conforme a lei exige.
Com a demissão, o ex-chefe da Receita fica proibido de assumir qualquer cargo público pelos próximos cinco anos, conforme prevê a legislação disciplinar aplicável a servidores federais.
A Agência Brasil informou que tenta contato com a defesa de Julio Cesar, que ainda não se manifestou.
No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito que apura a destinação irregular das joias. As investigações apontam que os desvios envolvendo o conjunto de presentes oficiais podem chegar a R$ 6,8 milhões.
O episódio segue entre os temas mais sensíveis do conjunto de apurações que envolvem o ex-presidente e seus auxiliares diretos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios