Campo Grande (MS), Domingo, 23 de Novembro de 2025

Política

Lula afirma que “todo mundo sabe o que Bolsonaro fez” e minimiza comentário de Trump sobre prisão do ex-presidente

Presidente ressalta soberania das instituições brasileiras após reunião do G20 na África do Sul

23/11/2025

08:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (23) que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é resultado de um processo conduzido pela Justiça brasileira e que “todo mundo sabe o que Bolsonaro fez”. A declaração foi dada a jornalistas após reunião da Cúpula de Líderes do G20, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.

Lula evitou comentar diretamente a decisão judicial, mas destacou que o processo envolvendo Bolsonaro seguiu todos os ritos legais, incluindo investigação, delações, instrução processual e julgamento.
“A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado. Ele teve todo direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, afirmou.
“Então, a justiça decidiu. Está decidido. Ele vai cumprir a pena que a justiça determinou. E todo mundo sabe o que ele fez”, completou.

Prisão preventiva decretada pelo STF

Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão ocorreu após a Polícia Federal apontar risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. A PF também mencionou uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que poderia facilitar uma eventual evasão.

O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e deve participar hoje de audiência de custódia, que vai avaliar a legalidade da prisão.

Lula reage à fala de Donald Trump

Questionado sobre o comentário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou na véspera que a prisão de Bolsonaro era “uma pena”, Lula minimizou o peso da declaração e afirmou que o tema diz respeito exclusivamente à Justiça brasileira.

“Não tem nada a ver. O Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide. E o que está decidido aqui está decidido”, disse.

O petista reforçou que a relação institucional entre Brasil e EUA não se altera por posicionamentos individuais e que tribunais brasileiros agem com autonomia.

Contexto da reação internacional

Trump, que mantém relação próxima com Bolsonaro desde o governo anterior, foi questionado por jornalistas nos EUA e disse que não estava totalmente informado sobre a prisão, classificando o episódio como “uma pena”. A fala repercutiu entre aliados do ex-presidente brasileiro, que buscam apoio internacional desde o início do julgamento da trama golpista.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: