Política
Lula afirma que “todo mundo sabe o que Bolsonaro fez” e minimiza comentário de Trump sobre prisão do ex-presidente
Presidente ressalta soberania das instituições brasileiras após reunião do G20 na África do Sul
23/11/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (23) que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é resultado de um processo conduzido pela Justiça brasileira e que “todo mundo sabe o que Bolsonaro fez”. A declaração foi dada a jornalistas após reunião da Cúpula de Líderes do G20, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.
Lula evitou comentar diretamente a decisão judicial, mas destacou que o processo envolvendo Bolsonaro seguiu todos os ritos legais, incluindo investigação, delações, instrução processual e julgamento.
“A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado. Ele teve todo direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, afirmou.
“Então, a justiça decidiu. Está decidido. Ele vai cumprir a pena que a justiça determinou. E todo mundo sabe o que ele fez”, completou.
Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão ocorreu após a Polícia Federal apontar risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. A PF também mencionou uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que poderia facilitar uma eventual evasão.
O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e deve participar hoje de audiência de custódia, que vai avaliar a legalidade da prisão.
Questionado sobre o comentário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou na véspera que a prisão de Bolsonaro era “uma pena”, Lula minimizou o peso da declaração e afirmou que o tema diz respeito exclusivamente à Justiça brasileira.
“Não tem nada a ver. O Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide. E o que está decidido aqui está decidido”, disse.
O petista reforçou que a relação institucional entre Brasil e EUA não se altera por posicionamentos individuais e que tribunais brasileiros agem com autonomia.
Trump, que mantém relação próxima com Bolsonaro desde o governo anterior, foi questionado por jornalistas nos EUA e disse que não estava totalmente informado sobre a prisão, classificando o episódio como “uma pena”. A fala repercutiu entre aliados do ex-presidente brasileiro, que buscam apoio internacional desde o início do julgamento da trama golpista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula sanciona Orçamento de 2026 com vetos a R$ 393 milhões usados para inflar emendas parlamentares
Leia Mais
Suspensão de vistos dos EUA não atinge turistas brasileiros e entra em vigor em 21 de janeiro
Leia Mais
Malafaia chama Damares de “linguaruda” após senadora citar igrejas em esquema de fraudes no INSS
Leia Mais
Deputado de MS propõe que trabalhador passe a pagar FGTS, INSS e Imposto de Renda diretamente
Municípios