Política / Justiça
Senadores bolsonaristas visitam a Papuda antes de possível prisão de Jair Bolsonaro
Comitiva afirma que objetivo é avaliar condições do presídio para receber o ex-presidente, condenado pelo STF
18/11/2025
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Quatro senadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitaram, nesta segunda-feira (17), o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. A ida ocorre em meio à possibilidade de que Bolsonaro seja encaminhado ao local após sua condenação a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na trama golpista de 2022.
Participaram da visita:
Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado;
Izalci Lucas (PL-MG);
Eduardo Girão (Novo-CE);
Marcio Bittar (PL-AC).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Damares Alves afirmou que a prioridade foi analisar as condições de atendimento médico no presídio. Segundo ela, Bolsonaro teria “problemas gravíssimos de saúde” e precisaria de atendimento imediato “em até 20 minutos” caso houvesse alguma emergência.
O senador Eduardo Girão declarou que, desde o início do ano, solicita ao ministro Alexandre de Moraes autorização para visitar presos relacionados aos atos de 8 de Janeiro, mas afirma que não recebeu resposta.
“Estamos fazendo uma visita técnica na prisão em geral e não nas celas onde possivelmente estará o presidente Jair Bolsonaro.”
Girão também afirmou que a Comissão de Direitos Humanos aprovou, em fevereiro, requerimento para visitar presos em todo o país, mas classificou a falta de autorização como “má vontade” e “perseguição política”.
Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, em um julgamento histórico que analisou suas ações e omissões na crise institucional de 2022. A sentença prevê regime inicial fechado.
A possibilidade de transferência para a Papuda reacendeu tensões entre senadores bolsonaristas e o Supremo, ampliando o debate político sobre condições carcerárias e tratamento a presos considerados de alta relevância pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
“Merz deveria ter ido num buteco, ter dançado no Pará”, diz Lula após críticas do premiê alemão
Leia Mais
Caravina participa de reunião do MS Ativo e reforça apoio aos investimentos em Bandeirantes
Leia Mais
Deputado Hashioka participa do MS Ativo com governador e prefeito de Bandeirantes
Leia Mais
Gerson reforça caráter público das emendas e destaca R$ 96 milhões destinados à população em 2026
Municípios