Tempo / Energia
Com previsão de tempestade para o fim e início de semana, Energisa orienta população sobre cuidados de segurança
Chuvas fortes com raios e ventos acima de 60 km/h devem atingir MS entre sábado (1º) e segunda-feira (3); concessionária reforça plano de contingência
31/10/2025
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os boletins meteorológicos atualizados pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e pelo NetClima indicam que áreas de baixa pressão atmosférica associadas ao aumento da umidade devem provocar instabilidade e chuvas intensas no Estado durante o fim de semana.
De acordo com a meteorologista Dra. Ana Paula Paes, do Grupo Storm, consultoria climática da Energisa MS, as condições de instabilidade permanecem entre sábado (1º) e segunda-feira (3), com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h, exigindo atenção redobrada da população.
A coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, reforçou o alerta: “O tempo muda! Sol entre nuvens e aumento da nebulosidade com chuvas e tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e leste do Estado”.
Sábado (1º): chuvas concentradas à tarde na região Sul e no sul da regional Centro, com maior instabilidade à noite no centro-sul da regional Norte.
Domingo (2): pancadas fortes e isoladas em todo o Estado, com destaque para Campo Grande e entorno, onde há risco de precipitações intensas.
Segunda (3): madrugada e manhã críticas nas áreas de divisa entre as regionais Norte e Centro, incluindo São Gabriel do Oeste e Coxim.
As temperaturas permanecem estáveis, com variação moderada ao longo do período.
A Energisa MS informou que está com seu plano de ação preventiva ativo, mobilizando equipes para atuação rápida e segura em eventuais ocorrências causadas pelas condições climáticas.
“Com a possibilidade de ventos fortes e outras ocorrências severas, traçamos um plano com antecedência para mobilizar as equipes e atender a população com rapidez e segurança”, destacou Helier Fioravante, gerente de Operações da concessionária.
Durante tempestades, a empresa orienta a população a não se aproximar de fios caídos e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.
Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
Mantenha distância de janelas, portas metálicas e estruturas condutoras de energia;
Em caso de curto-circuito, faíscas ou alagamentos próximos a tomadas, desligue o disjuntor geral e procure abrigo seguro;
Não toque em fios soltos ou galhos sobre a rede elétrica — acione imediatamente a Energisa.
Os clientes podem registrar ocorrências de interrupção de energia, fios partidos ou galhos sobre a rede pelos seguintes canais:
Telefone e WhatsApp: 0800 722 7272
Aplicativo Energisa On (Android e iOS)
Site: energisa.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel exalta pecuária sul-mato-grossense e garante combate firme às facções criminosas
Leia Mais
Nelore-MS empossa nova diretoria com foco em genética, negócios e inclusão social
Leia Mais
Riedel elogia Paraguai e Argentina por classificarem PCC e CV como organizações terroristas
Leia Mais
Aquidauana e Bataguassu decidem título da Série B do Sul-Mato-Grossense neste sábado
Municípios