Segurança / Cidadania
DEAM 2 inicia atendimentos no Centro de Campo Grande com foco em agilidade e acolhimento às mulheres vítimas de violência
Novo espaço funciona como anexo da Casa da Mulher Brasileira e concentra serviços cartorários pós-registro de ocorrência
21/10/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de agilizar o atendimento e ampliar o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher 2 (DEAM 2) já está em funcionamento na Avenida Abrão Júlio Rahe, no Centro de Campo Grande. O novo espaço é um anexo da DEAM da Casa da Mulher Brasileira, criado para descentralizar os serviços administrativos e melhorar o fluxo de atendimentos.
O anexo começou a operar há cerca de 20 dias, inicialmente com atividades internas e, posteriormente, aberto ao público. O local foi idealizado dentro das ações do Governo de Mato Grosso do Sul para fortalecer a rede de proteção às mulheres e reduzir o tempo de tramitação dos procedimentos policiais.
A DEAM 2 conta com quatro cartórios voltados exclusivamente aos serviços posteriores ao registro do boletim de ocorrência, como:
Oitiva de testemunhas
Registros do andamento das investigações
Encaminhamentos administrativos
Segundo o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS), Antonio Carlos Videira, o novo espaço não realiza registros de boletim de ocorrência nem pedidos de medidas protetivas, que continuam sendo feitos exclusivamente na Casa da Mulher Brasileira.
“Já está em funcionamento, lá é exclusivo para os serviços cartorários. Para fazer o boletim e solicitar medida, a mulher ainda precisa buscar a Casa da Mulher Brasileira, porque lá há acompanhamento psicológico, alojamento e outros serviços caso ela precise”, explicou Videira.
A criação da DEAM 2 foi anunciada em 14 de agosto, durante coletiva com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A previsão inicial era de que o prédio seria entregue em 90 dias, mas as obras e adequações foram concluídas um mês antes do prazo, refletindo a prioridade das ações estaduais voltadas ao combate à violência de gênero.
De acordo com Videira, a transferência dos serviços administrativos para o novo endereço também se deve à reformulação da estrutura da Casa da Mulher Brasileira, que passou a abrigar outros atendimentos essenciais, como o:
Nudem (Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres), da Defensoria Pública de MS;
IMOL (Instituto Médico-Odontológico Legal), responsável por exames de corpo de delito.
“Esse espaço vai proporcionar um ambiente mais acolhedor. A estrutura anterior ficou pequena para a demanda atual. Com a transferência dos feitos cartorários para o Centro, melhoramos tanto o atendimento às mulheres quanto as condições de trabalho dos servidores”, ressaltou o secretário.
Endereço: Avenida Abrão Júlio Rahe, Centro de Campo Grande
Função: serviços cartorários da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Funcionamento: horário comercial, com atendimento ao público
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
SIMPI amplia presença no Mato Grosso do Sul com criação de 251 delegacias de atendimento presencial em todo o Brasil
Leia Mais
Gestores públicos destacam inovação e desenvolvimento na abertura do 3º Congresso dos Municípios de MS
Leia Mais
Lidio Lopes entrega emendas em Dourados voltadas à inclusão, capacitação e modernização tecnológica
Leia Mais
Lia Nogueira cobra retomada de obra paralisada há mais de dois anos em Deodápolis
Municípios