Economia / Energia
Governo avalia cenário energético antes de decidir sobre o horário de verão
Ministro Alexandre Silveira diz que o país vive momento de segurança energética e descarta necessidade da medida em 2025
15/10/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está tecnicamente preparado e seguro quanto à situação energética do país, e que não há necessidade de retomar o horário de verão neste ano.
Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, o titular da pasta explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem avaliado mensalmente o cenário nacional e concluiu que o Brasil vive condição de segurança energética “completa e absoluta”.
“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou Silveira.
O ministro destacou que o Brasil é naturalmente dependente das hidrelétricas, mas vem ampliando o uso de fontes renováveis, como a energia eólica e solar, além de investir em usinas térmicas e sistemas de armazenamento.
“Estamos implementando e, na próxima semana, vamos lançar o leilão das térmicas. Também vamos lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias, e o sol vai ser armazenado até as 22h”, explicou.
Silveira ressaltou que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais robustos do mundo, o que tem permitido estabilidade mesmo diante do crescimento das chamadas energias intermitentes — que dependem de fatores climáticos.
“Portugal e Espanha sofreram apagões por causa dessas intermitências, mas o nosso sistema é muito bem planejado e seguro”, observou.
Apesar das discussões políticas sobre a medida, o ministro reforçou que a decisão sobre o horário de verão será técnica, baseada em critérios de consumo e estabilidade do sistema elétrico.
“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, de implementar o horário de verão. Mas, neste momento, estamos seguros de que não há essa necessidade”, concluiu Silveira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receitas para vencer uma eleição
Leia Mais
PGR rejeita delação de ex-presidente do BRB por falta de informação inédita
Leia Mais
Porto de Itajaí recebe navio da BYD com mais de 7,2 mil veículos
Leia Mais
Lula pede pacto contra feminicídio em Ponta Porã e cobra reação à violência contra mulheres em MS
Municípios