Meio Ambiente / Economia
Dia da Árvore: Suzano produz 60 milhões de mudas de eucalipto por ano em MS e reforça compromisso com sustentabilidade
Companhia mantém viveiros em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, além de parceria em Campo Grande, e integra produção florestal a metas globais de redução de carbono
22/09/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
No Dia da Árvore, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, destaca sua atuação em Mato Grosso do Sul, onde possui dois polos estratégicos responsáveis pela produção de quase 60 milhões de mudas de eucalipto por ano. Localizados em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, os viveiros garantem o abastecimento da cadeia florestal da companhia, fortalecem a base produtiva e geram impacto socioeconômico e ambiental na região.
Além disso, a empresa mantém parceria em Campo Grande, com capacidade adicional de até 40 milhões de mudas anuais.
Ao todo, a Suzano possui 30 viveiros no Brasil, responsáveis pela produção de mais de 300 milhões de mudas anuais — o equivalente a 1,2 milhão de mudas plantadas por dia. A companhia destina 1,7 milhão de hectares a áreas industriais e mantém sob conservação 1,1 milhão de hectares de vegetação nativa, cerca de 40% de suas áreas totais.
O plantio é realizado em mosaico, alternando florestas cultivadas e áreas de preservação, promovendo conectividade da paisagem, conservação da biodiversidade, regulação hídrica e remoção de carbono.
Três Lagoas: capacidade para 27 milhões de mudas/ano;
Ribas do Rio Pardo: cerca de 30 milhões de mudas/ano e 200 empregos diretos;
Práticas sustentáveis: uso racional da água e insumos nos processos.
Segundo Maria Carolina Cunha Zonete, diretora de Operações Florestais da Suzano:
“Os viveiros sustentam a base produtiva, ao mesmo tempo em que adotam práticas sustentáveis para garantir eficiência e desenvolvimento regional.”
Já a gerente-executiva de Sustentabilidade da companhia, Clara Gazzinelli de Almeida, reforça o papel das florestas plantadas e nativas no enfrentamento das mudanças climáticas:
“Essas mudas desempenham papel essencial na remoção de CO₂ da atmosfera, contribuindo para os compromissos de longo prazo da Suzano contra a crise climática.”
Somente em 2024, a Suzano registrou saldo positivo de 2 milhões de toneladas de carbono removidas da atmosfera, acumulando mais de 29 milhões de toneladas desde 2020. O avanço considera emissões diretas (escopo 1) e indiretas de energia (escopo 2), resultado de novos plantios, conservação de vegetação nativa, aquisições de áreas e colheitas planejadas.
Com mais de 100 anos de história, a Suzano está presente em todos os estados brasileiros e em mercados da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Além da celulose, produz papéis para embalagens, impressão e higiene pessoal, atendendo mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo com marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®.
📌 Saiba mais: suzano.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ÚLTIMA CHANCE: Contribuintes de Bataguassu têm até 30 de setembro para aderir ao REFIS 2025
Leia Mais
Relator da CPMI do INSS pede prisão preventiva de empresário ligado ao “Careca do INSS”
Leia Mais
Dra. Thelma Assis envia mensagem de apoio a pacientes da ABRAPEC durante Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Leia Mais
Quem são os brasileiros que tiveram vistos revogados pelo governo Trump
Municípios