Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados entrega 75 títulos de regularização fundiária e garante cidadania a famílias após décadas de espera
Moradores do Canaã 3, Jardim Vitória e adjacências celebram conquistas; gestão anuncia novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida
03/09/2025
15:00
DA REDAÇÃO
Dezenas de famílias receberam escrituras dos imóveis na manhã desta quarta-feira em solenidade realizada na Agência de Habitação de Dourados © A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), realizou nesta quarta-feira (3) a entrega de 75 títulos de regularização fundiária a famílias da Vila dos Ofícios do Canaã 3, Jardim Vitória e bairros vizinhos. A solenidade foi marcada por emoção e sentimento de conquista entre moradores que aguardavam há décadas pela escritura definitiva de seus imóveis.
A ação integra o Programa Lar Legal, uma parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O secretário de Habitação, Éder Felipe Souza Lima, destacou a orientação do prefeito para priorizar a política habitacional:
“Estamos seguindo uma determinação do prefeito Marçal Filho de garantir não apenas o direito à propriedade, mas, principalmente, a cidadania dessas famílias”.
Desde o início da gestão, já foram contemplados moradores de bairros como Izidro Pedroso, Terra Roxa, Eulália Pires, Antônio João, Jardim Ibiza e Rouxinol.
O prefeito Marçal Filho afirmou que a Agehab deixou de ser apenas um órgão de cadastros e assumiu papel estratégico na transformação social:
“Casa própria é um sonho, e ver as pessoas realizando esse sonho é algo fantástico. A habitação é prioridade na nossa administração”, disse.
Ele lembrou que a Prefeitura já assinou a ordem de serviço para a construção de 198 moradias populares nos bairros Greenville e Cidade Jardim, dentro do Minha Casa, Minha Vida, cuja lista de contemplados será divulgada em breve.
Para a moradora Francisca Rosa da Conceição, do Canaã 3, que aguardava há quase 40 anos, a entrega representou um marco:
“Pra mim, isso é um presente de Deus. Moro com meu bisneto e esperava muito por esse momento”, disse emocionada.
As vizinhas Maria de Fátima Lima de Almeida e Ivone Zanon, da Vila dos Ofícios, também celebraram:
“Agora temos segurança e pertencimento”, destacou Maria de Fátima.
“A casa é nossa de verdade”, completou Ivone.
Com a entrega de mais esta etapa, a Prefeitura reafirma o compromisso de promover inclusão, dignidade social e segurança jurídica para centenas de famílias. A meta, segundo Marçal Filho, é ampliar as parcerias com os governos estadual e federal e reduzir gradativamente o déficit habitacional em Dourados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas duas das cinco maiores cidades de MS
Leia Mais
Em fase de transição, PSDB deve ter nova executiva estadual ainda nesta semana
Leia Mais
Reinaldo Azambuja convoca primeira reunião no comando do PL em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Instrumentos de combate à depressão
Municípios