Campo Grande (MS), Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Hashioka solicita iluminação pública na MS-289 próximo à Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia

Pedido busca garantir segurança viária e dignidade para mais de 3 mil moradores indígenas da região

02/09/2025

11:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, nesta terça-feira (2), indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) solicitando a instalação de iluminação pública no Km 31 da Rodovia MS-289, trecho que dá acesso à Aldeia Taquaperi, a cerca de 10 quilômetros de Coronel Sapucaia.

A demanda foi encaminhada ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Mauro Azambuja Rondon Flores, atendendo a pedido do suplente de vereador Rogério Rodrigues (União Brasil).

Risco constante e acidentes fatais

De acordo com Rodrigues, a falta de iluminação representa um grave risco à segurança dos cerca de 3 mil moradores da aldeia, que utilizam o trecho a pé no período noturno para chegar a escolas, postos de saúde e ao centro comunitário.

Trata-se de um local de grande fluxo de veículos e com reincidências de acidentes fatais, inclusive com o atropelamento e falecimento do Cacique Samuel Velasques, ocorrido no dia 28 de julho de 2025”, lembrou o suplente de vereador.

Justificativa

Em sua defesa da proposta, Hashioka destacou que a medida atende ao princípio da dignidade da pessoa humana e aos direitos constitucionais das populações indígenas, contribuindo para prevenir acidentes, assaltos e outras formas de violência.

É uma forma de promover maior dignidade, segurança e qualidade de vida à comunidade da Aldeia Taquaperi”, afirmou o parlamentar.

Próximos passos

A solicitação aguarda análise da Secretaria de Infraestrutura e da Agesul, que deverão avaliar a viabilidade técnica e orçamentária para a implantação do projeto de iluminação pública no trecho solicitado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: