Política Internacional
Trump decreta estado de emergência em Washington D.C. e cita Brasília ao comparar índices de criminalidade
Presidente norte-americano federaliza a polícia da capital e anuncia envio da Guarda Nacional para combater gangues e tráfico
11/08/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11/8) estado de emergência em Washington D.C., assumindo o controle da Polícia Metropolitana da capital e determinando o envio de 800 homens da Guarda Nacional para operações contra gangues, tráfico de drogas e redes criminosas.
Durante a coletiva na Casa Branca, Trump exibiu gráficos comparando a taxa de criminalidade de Washington com a de diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Brasília (DF), além de Bagdá, Cidade do Panamá, Bogotá e Cidade do México. Segundo ele, a capital norte-americana “dobra ou triplica” os índices dessas localidades.
“Ao olhar para os números... vocês querem morar em lugares assim?”, questionou Trump, ressaltando que Washington apresenta “muito crime, muitos grafites e barracas nos gramados”.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, Brasília registrou em 2024 uma taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes. O Atlas da Violência 2025 aponta índice de 11 casos por 100 mil habitantes. Já o relatório oficial da Metropolitan Police Department indica que Washington D.C. teve cerca de 27 homicídios por 100 mil habitantes no mesmo período, totalizando aproximadamente 180 casos.
Federalização da polícia com base na Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia.
Envio de 800 homens da Guarda Nacional para iniciar operações massivas de combate ao crime.
Ação imediata para retirar moradores de rua da capital, com oferta de abrigos afastados do centro ou prisão para reincidentes.
Trump também citou preocupações com a imagem da capital, que recebe regularmente líderes estrangeiros. Em março, ele já havia assinado decreto ampliando a supervisão federal sobre a prefeitura, com foco no combate à imigração ilegal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump cita dados incorretos e classifica Brasília como capital violenta
Leia Mais
Justiça italiana marca nova audiência no processo de extradição de Carla Zambelli
Leia Mais
Secretário da Defesa dos EUA compartilha vídeo com líderes evangélicos defendendo que mulheres não deveriam votar
Leia Mais
TJMS autoriza filho da prefeita Adriane Lopes a ingressar na faculdade sem concluir ensino médio
Municípios