Campo Grande (MS), Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

Política Internacional

Trump decreta estado de emergência em Washington D.C. e cita Brasília ao comparar índices de criminalidade

Presidente norte-americano federaliza a polícia da capital e anuncia envio da Guarda Nacional para combater gangues e tráfico

11/08/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11/8) estado de emergência em Washington D.C., assumindo o controle da Polícia Metropolitana da capital e determinando o envio de 800 homens da Guarda Nacional para operações contra gangues, tráfico de drogas e redes criminosas.

Durante a coletiva na Casa Branca, Trump exibiu gráficos comparando a taxa de criminalidade de Washington com a de diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Brasília (DF), além de Bagdá, Cidade do Panamá, Bogotá e Cidade do México. Segundo ele, a capital norte-americana “dobra ou triplica” os índices dessas localidades.

“Ao olhar para os números... vocês querem morar em lugares assim?”, questionou Trump, ressaltando que Washington apresenta “muito crime, muitos grafites e barracas nos gramados”.

Discrepâncias nos números

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, Brasília registrou em 2024 uma taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes. O Atlas da Violência 2025 aponta índice de 11 casos por 100 mil habitantes. Já o relatório oficial da Metropolitan Police Department indica que Washington D.C. teve cerca de 27 homicídios por 100 mil habitantes no mesmo período, totalizando aproximadamente 180 casos.

Medidas anunciadas

  • Federalização da polícia com base na Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia.

  • Envio de 800 homens da Guarda Nacional para iniciar operações massivas de combate ao crime.

  • Ação imediata para retirar moradores de rua da capital, com oferta de abrigos afastados do centro ou prisão para reincidentes.

Trump também citou preocupações com a imagem da capital, que recebe regularmente líderes estrangeiros. Em março, ele já havia assinado decreto ampliando a supervisão federal sobre a prefeitura, com foco no combate à imigração ilegal.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: