Segurança / Cidadania
Campo Grande terá Centro de Atendimento à Criança vítima de violência com investimento de R$ 10 milhões
Nova estrutura abrigará a Depca e reunirá órgãos de proteção, atendimento e responsabilização em um único espaço
11/08/2025
09:30
DA REDAÇÃO
Projeto da Casa da Criança e do Adolescente
Campo Grande contará com um Centro Especializado de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima de violência, que será construído em frente à Casa da Mulher Brasileira. Com investimento estimado em R$ 10 milhões, a unidade terá 1.776,45 m² de área construída, em terreno de 5.952 m² doado pela União ao Estado em 2024, por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
O projeto executivo foi elaborado pela CoordProj (Coordenadoria de Projetos e Manutenção) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) ficará responsável pela condução da obra, com previsão de licitação ainda este ano.
A nova estrutura abrigará, de forma inédita, a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança (Depca), hoje instalada em prédio locado na Rua 25 de Dezembro. Também contará com sedes para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de MS, Polícia Militar, Conselho Tutelar e um bloco exclusivo para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), para realização de exames periciais.
O prédio terá 40 salas, 20 banheiros acessíveis, alojamentos para servidores, brinquedoteca, sala multiúso e auditório para 100 pessoas. Duas celas – uma masculina e outra feminina – serão destinadas a agressores detidos em flagrante, garantindo a segurança das vítimas e das equipes de atendimento.
“Esse Centro é um compromisso assumido pelo Governo do Estado e que agora se concretiza. É uma entrega que trata com a devida prioridade as nossas crianças e adolescentes, com estrutura, integração e sensibilidade”, afirmou Antônio Carlos Videira, secretário da Sejusp.
De janeiro a julho de 2025, mais de 700 crianças de 0 a 11 anos foram vítimas de violência em Mato Grosso do Sul, a maioria dentro de casa. Entre os crimes mais registrados:
Estupro: 514 casos
Violência doméstica: 178 casos
Mortes no trânsito: 10 casos
Homicídios: 5 vítimas (1 por feminicídio)
Maus-tratos fatais: 3 casos
Lesão corporal seguida de morte: 1 caso
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hugo Motta anuncia votação de projetos para proteger crianças em redes sociais após denúncia sobre “adultização”
Leia Mais
‘Pacote da Impunidade’ propõe aval da Câmara para abertura de inquéritos; STF classifica medida como inconstitucional
Leia Mais
Motiva Pantanal executa manutenção preventiva e obras na BR-163/MS nesta segunda-feira (11)
Leia Mais
PF abre inquérito contra Bolsonaro por fake news ligando Lula a execuções de pessoas LGBTQIA+
Municípios