Política / Eleições 2026
Coronel David é o nome da direita melhor posicionado na pesquisa Correio do Estado/Ipems para deputado estadual
Parlamentar do PL aparece em quarto lugar no levantamento, empatado tecnicamente com Zeca do PT e Angelo Guerreiro
08/08/2025
21:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Coronel David (PL) é o representante da direita melhor colocado na pesquisa de intenções de voto para deputado estadual realizada pelo Correio do Estado em parceria com o Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems). O levantamento, divulgado nesta semana, coloca o parlamentar em 4º lugar, com 3,54% da preferência do eleitorado.
David está atrás apenas do ex-governador André Puccinelli (MDB), do ex-prefeito de Três Lagoas Angelo Guerreiro (PSDB) e do deputado estadual e também ex-governador Zeca do PT. Considerando a margem de erro de 2,44 pontos percentuais, ele está tecnicamente empatado com Guerreiro e Zeca.
O parlamentar avaliou o resultado como fruto de um trabalho consistente ao longo do mandato:
“Recebo o resultado dessa pesquisa com serenidade e gratidão à população do nosso Estado. Estar entre os primeiros colocados, há mais de um ano das eleições, é reflexo do trabalho firme e coerente que temos realizado ao lado da população de Mato Grosso do Sul.”
Ele destacou que pesquisas são apenas retratos momentâneos:
“A eleição será um filme inteiro. Espero seguir crescendo. Nosso foco segue sendo ouvir as pessoas, defender os interesses do nosso estado e apresentar propostas concretas. Essa é a energia que vai nos levar cada vez mais longe até 2026.”
O levantamento também aponta que pelo menos 40% da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deve passar por renovação nas eleições gerais do próximo ano. Isso representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao pleito de 2022, quando sete novos deputados estaduais assumiram; em 2026, a estimativa é de nove novos parlamentares.
A pesquisa Correio do Estado/Ipems foi realizada entre 22 de julho e 1º de agosto de 2025, ouvindo 1.611 eleitores de 53 municípios. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,44 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula e Putin discutem paz entre Rússia e Ucrânia e reforçam cooperação Brasil-Rússia no BRICS
Leia Mais
Mudança no foro especial não deve beneficiar Bolsonaro, avaliam ministros do STF
Leia Mais
Vence prazo de afastamento de desembargadores suspeitos de vender sentenças no TJMS
Leia Mais
Tarifas de Trump contra o Brasil são “mais latido do que mordida”, avalia The Economist
Municípios