Campo Grande (MS), Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Deputada Gleice Jane apresenta moção de protesto contra obstrução dos trabalhos no Congresso Nacional

Parlamentar critica ação de bolsonaristas e pede abertura de representação por quebra de decoro

07/08/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada Gleice Jane (PT) apresentou moção de protesto contra os parlamentares federais que obstruíram os trabalhos do Congresso Nacional na véspera. Segundo a parlamentar, o ato foi uma tentativa deliberada de paralisar o funcionamento da democracia em defesa de “interesses particulares de uma única família”.

“O Brasil parou ontem para ver um movimento de pessoas que não deixaram a democracia acontecer dentro do seu rito normal”, afirmou Gleice Jane, em discurso na tribuna.

Crítica à obstrução em meio a pautas urgentes

A deputada criticou a atuação da base bolsonarista, que ocupou a Mesa Diretora e impediu votações em protesto contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF). Para Gleice, enquanto o país enfrenta crises internacionais como o tarifaço dos EUA e discute temas urgentes como a isenção do IRPF para quem ganha até R$ 5 mil, a oposição escolhe o confronto político.

“Em vez de debater pautas da sociedade, como a de isenção do Imposto de Renda e os impactos das taxações americanas, temos um movimento irresponsável que só defende os interesses de uma única família”, disse.

Indicação ao Senado e pedido de representação

Gleice Jane informou que enviará uma indicação formal ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com cópia ao Conselho de Ética, solicitando a abertura de representações por quebra de decoro parlamentar contra os deputados e senadores que participaram da obstrução.

“Não podemos aceitar isso. Não podemos ter um grupo político que se coloque acima da democracia e acima do povo”, concluiu.

Contexto

A manifestação da deputada ocorre no dia seguinte à liberação do plenário da Câmara dos Deputados, ocupada por dois dias por parlamentares bolsonaristas. A obstrução foi encerrada após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicar que pautas da oposição, como o PL da Anistia e o fim do foro privilegiado, seriam discutidas na semana seguinte.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: