Política
Aprovação de Lula dispara em Campo Grande e reprovação despenca, aponta Ranking Brasil
Popularidade do presidente cresce 18 pontos em um mês, impulsionada por reação ao tarifaço de Trump e desgaste da oposição
04/08/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um salto expressivo em Campo Grande (MS), segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Instituto Ranking Brasil. Em um mês, o índice de eleitores que avaliam a gestão Lula como ruim ou péssima caiu de 57% para 39%, enquanto a avaliação ótimo/bom subiu de 25% para 32%. No total, a aprovação do petista chegou a 44%, contra 26% no início de julho, uma alta de 18 pontos percentuais.
“Esse é o melhor desempenho de Lula na Capital desde setembro do ano passado, quando 35% o avaliavam positivamente”, destaca o relatório.
O levantamento ouviu mil eleitores entre os dias 1º e 3 de agosto, com margem de erro de 2,44 pontos percentuais, e revela uma mudança significativa no humor do eleitorado da Capital sul-mato-grossense.
Desde março, a rejeição a Lula tem caído progressivamente. Naquele mês, 60% dos entrevistados classificavam o governo federal como ruim ou péssimo. Em julho, o índice recuou para 57% e agora atinge 39%, consolidando uma queda de 21 pontos em cinco meses.
Ao mesmo tempo, o índice regular subiu para 25%, contra 14% em julho e 15% em março, indicando uma reavaliação geral do desempenho do governo.
Segundo o cientista político Tony Ueno, o principal fator para a melhora na imagem do presidente é a repercussão negativa do “tarifaço” de Donald Trump, que impôs sanções comerciais ao Brasil em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida gerou críticas mesmo entre eleitores de direita, especialmente após declarações de Eduardo Bolsonaro, que teria articulado o apoio do ex-presidente norte-americano.
“O campo-grandense reconheceu a postura firme de Lula em defesa da soberania nacional e da independência do STF. Já a tentativa de intervenção externa foi vista como traição ao país”, analisa Ueno.
O levantamento também mostrou que Lula superou a prefeita Adriane Lopes (PP) nos índices de aprovação:
32% avaliam Lula como ótimo ou bom
23% avaliam Adriane da mesma forma
A reprovação da prefeita chegou a 55%, enquanto a de Lula está em 39%
A pesquisa coloca em xeque a força eleitoral da atual gestão municipal, aliada da senadora Tereza Cristina (PP) e do deputado Dr. Luiz Ovando (PP), ambos críticos contundentes de Lula.
Aprovação de Lula (ótimo/bom): 32%
Regular: 25%
Ruim/péssimo: 39%
Aprovação geral: 44%
Desaprovação geral: 52%
Comparativo com julho: aprovação subiu de 26% para 44%, e reprovação caiu de 70% para 52%
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Oposição reage à prisão de Bolsonaro com “pacote da paz”, obstrução no Congresso e pedido de impeachment de Moraes
Leia Mais
Passaporte brasileiro sobe para 16º lugar entre os mais poderosos do mundo em 2025
Leia Mais
Barbosinha participa da abertura de seminário nacional enquanto Riedel inicia missão internacional na Ásia
Leia Mais
Prisão domiciliar de Bolsonaro agita a direita e acelera disputa por herança eleitoral de 2026
Municípios