Campo Grande (MS), Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Economia / Comércio

Empresários de Campo Grande projetam vendas maiores no Dia dos Pais e esperam gastos entre R$ 101 e R$ 200 por presente

Pesquisa da ACICG aponta otimismo no comércio local, com destaque para roupas, calçados, eletrônicos e itens de churrasco entre os produtos mais procurados

31/07/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©ILUSTRAÇÃO

A chegada do Dia dos Pais — considerada a terceira data mais relevante do ano para o varejo — tem movimentado o comércio de Campo Grande (MS). Segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a maioria dos empresários está confiante em um desempenho superior ao de 2024.

De acordo com a pesquisa, 46,6% dos comerciantes acreditam que o valor gasto por presente será entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 20,4% estimam gastos acima de R$ 200. Outros 8,7% projetam compras de até R$ 50, refletindo uma diversidade no perfil de consumo local.

Expectativa de crescimento nas vendas

O otimismo é expressivo:

  • 31,1% dos empresários esperam crescimento de até 20%;

  • 23,3% projetam aumento de até 10%;

  • 13,6% estimam alta de até 40%;

  • 1,9% apontam crescimento de até 50%;

  • Apenas 6,8% preveem queda nas vendas.

Segundo o presidente da ACICG, Renato Paniago, os dados demonstram uma postura mais estratégica do setor comercial, com foco em atrair consumidores:

“O comércio local está se movimentando com estratégias concretas para impulsionar as vendas. A confiança está alta”, afirmou.

Produtos mais procurados

Entre os itens mais comercializados para a data estão:

  • Roupas e calçados

  • Perfumaria e acessórios (como carteiras e relógios)

  • Eletrônicos

  • Itens de churrasco e bebidas

Esses produtos refletem o perfil tradicional de consumo da data, com variações conforme o segmento e o poder aquisitivo do consumidor.

Relevância da data no calendário comercial

Para 44,7% dos entrevistados, o Dia dos Pais é a terceira data mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal. Já 39,8% apontam a data como segunda mais relevante, à frente de outras como Dia das Mães e Black Friday, dependendo do ramo.

O levantamento foi realizado com 103 empresários dos setores de vestuário, calçados, eletrônicos, perfumaria, serviços e comércio em geral.


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