Política / Assembleia Legislativa
Deputada Gleice Jane reforça apoio à luta das mulheres camponesas em congresso estadual em Rio Brilhante
Evento celebra 45 anos do MMC com debates sobre soberania alimentar, agroecologia e valorização do trabalho feminino no campo
20/07/2025
21:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante o 1º Congresso Estadual do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), realizado entre os dias 18 e 21 de julho, no município de Rio Brilhante (MS), a deputada estadual Gleice Jane reafirmou seu compromisso com as lutas das mulheres do campo, destacando o papel estratégico do movimento na promoção da justiça social, da autonomia produtiva e do reconhecimento da produção sustentável.
O congresso reuniu trabalhadoras rurais, lideranças femininas, quilombolas e indígenas de várias regiões do estado, em um espaço voltado ao compartilhamento de saberes, mobilização e resistência.
“É a luta contra a invisibilidade e pela valorização do trabalho das mulheres, dos quilombolas e dos indígenas. O MMC é exemplo de construção coletiva e de luta por dignidade”, afirmou Gleice Jane durante a abertura do evento.
A dirigente nacional do MMC e coordenadora do movimento no Paraná, Sandra Marli Rodrigues, também participou do congresso, destacando o poder da arte como forma de resistência:
“A luta do MMC se faz na produção, na preservação, no espaço político e na cultura. Precisamos travar batalhas de ideias também por meio da poesia, que, às vezes, fala mais do que muitos livros”, disse.
Sandra recitou o poema “Mulheres Construindo Soberania”, de sua autoria, que reforça os valores da produção agroecológica, da soberania alimentar e da resistência às opressões patriarcais.
Durante os quatro dias de evento, as participantes acompanharam:
📚 Atividades educativas sobre agroecologia
🌱 Exposição e troca de sementes crioulas
🗣️ Debates sobre políticas públicas e organização popular
👩🏽🌾 Roda de conversa “Mulheres Camponesas por Dignidade e Respeito”, integrada à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Com o tema “Mulheres de Todas as Cores e Vozes: Pelo Fim da Violência e Discriminação”, o congresso também se conectou às pautas nacionais da igualdade de gênero, enfrentamento à violência e valorização da diversidade no campo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios