Política Internacional
Trump acusa STF de “justiça armada” contra Bolsonaro e revoga vistos de ministros, diz Casa Branca
Vice-secretária de imprensa dos EUA afirma que ex-presidente brasileiro é alvo de perseguição e governo Trump reage com sanções diplomáticas
19/07/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (18) que o presidente norte-americano Donald Trump acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo alvo de “um sistema judicial armado”. A declaração foi uma resposta direta às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-chefe do Executivo brasileiro.
“O presidente Trump acredita que Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado. Esta é uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo”, afirmou Anna Kelly, vice-secretária de imprensa da Casa Branca, em nota enviada à CNN Internacional.
A reação do governo Trump foi imediata. No mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu medidas restritivas contra Bolsonaro, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação dos vistos de entrada de oito ministros do STF. A medida inclui também familiares dos magistrados e aliados próximos de Alexandre de Moraes, segundo informou o secretário de Estado Marco Rubio.
Foram poupados da sanção os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux, considerados mais alinhados ao conservadorismo jurídico.
A nova investida diplomática marca um novo patamar na crise institucional entre Brasil e Estados Unidos, iniciada com a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, determinada por Trump em resposta ao tratamento jurídico dado a Bolsonaro no Brasil.
A decisão de revogar os vistos de ministros do STF é vista por analistas como uma tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro em favor de Bolsonaro, numa estratégia articulada entre o ex-presidente brasileiro, aliados internacionais e a extrema direita norte-americana.
Procurado, o Supremo Tribunal Federal (STF) não se manifestou sobre a medida até o momento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dino acompanha Moraes e vota por condenação de Bolsonaro e aliados no julgamento da trama golpista
Leia Mais
Militares pedem que Bolsonaro não seja preso em quartel para evitar nova onda de manifestações
Leia Mais
Correios em MS oferecem renegociação de dívidas com até 99% de desconto; confira lista completa de agências
Leia Mais
Operação Spotless: Gaeco mira fraude de R$ 15 milhões em Terenos e prende prefeito, vereadores, secretários e empresários
Municípios