Meio Ambiente / Saúde Pública
Deputada Gleice Jane participa de audiência pública em Dourados sobre os impactos dos agrotóxicos
Evento debateu contaminação do Rio Dourados, segurança alimentar e necessidade de políticas públicas sustentáveis em MS
09/07/2025
18:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A deputada estadual Gleice Jane (PT) participou na noite de segunda-feira (8) da audiência pública “Entre o Veneno e a Vida: Os Impactos dos Agrotóxicos nos Povos e na Natureza”, realizada na Câmara Municipal de Dourados. A iniciativa, proposta pelo vereador Franklin Schmalz (PT), reuniu autoridades, pesquisadores, lideranças indígenas e representantes da sociedade civil para discutir os efeitos nocivos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.
Durante sua fala, Gleice Jane reforçou a necessidade de um debate técnico, amplo e com base científica sobre o uso intensivo de agrotóxicos em Mato Grosso do Sul. A parlamentar destacou que a temática da alimentação saudável e dos riscos à saúde pública tem sido constante em seu mandato.
“Já realizamos audiência pública sobre alimentação saudável e essa pauta continua batendo à nossa porta. Dourados já tem estudos que mostram a presença de agrotóxicos nos alimentos e na água, mas precisamos aprofundar esse debate com mais pesquisas e políticas públicas sérias”, alertou a deputada.
A deputada também criticou o modelo produtivo predominante no estado:
“O Mato Grosso do Sul é um estado que fala muito de produção, mas não produz alimentos saudáveis para o povo. Produzimos grãos contaminados por agrotóxicos. Precisamos discutir o que isso significa para a saúde pública e priorizar a vida e a segurança alimentar”, destacou Gleice.
Dados apresentados durante a audiência pública acenderam um alerta: 33 tipos de agrotóxicos foram identificados nas águas do Rio Dourados, segundo levantamento da Embrapa Agropecuária Oeste. A contaminação ameaça a biodiversidade, a saúde das comunidades ribeirinhas e compromete o abastecimento de água da região.
O vereador Franklin Schmalz, proponente da audiência, enfatizou o papel do poder público na busca de soluções sustentáveis:
“Precisamos proteger a saúde da população e o meio ambiente. Essa audiência é o primeiro passo para construirmos políticas públicas mais responsáveis e que garantam um futuro com vida e equilíbrio ambiental”, declarou.
A audiência pública reforça o engajamento de lideranças políticas e sociais com um novo modelo de desenvolvimento, baseado no respeito à vida, à natureza e à saúde das futuras gerações. A expectativa é que os debates avancem para a formulação de legislações e ações concretas no combate à contaminação por agrotóxicos no estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios