Educação / Cidadania
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Mobilização liderada por acadêmicos busca garantir continuidade do curso na cidade e reconhecimento institucional da unidade da universidade
08/07/2025
11:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no município de Bataguassu, estão organizando um abaixo-assinado com o objetivo de oficializar a unidade da universidade na cidade e assegurar a implantação da terceira turma do curso, prevista para o próximo ano letivo.
A ação, articulada pelos próprios estudantes, tem como base o sucesso da mobilização realizada em 2023, quando mais de 2.500 assinaturas foram reunidas e entregues pessoalmente ao governador Eduardo Riedel. O movimento resultou na autorização da segunda turma do curso de Direito, consolidando Bataguassu como um polo emergente da educação superior pública no Estado.
Em entrevista, o presidente do Diretório Acadêmico de Direito da UEMS Bataguassu, Renato Trevizan, ressaltou a importância da nova mobilização e o papel ativo dos estudantes na consolidação do curso na cidade.
“É importante que seja dada sequência ao investimento no curso de Direito em Bataguassu, tendo em vista a ascensão da cidade e o sucesso dos dois primeiros anos de curso, onde já participamos de congressos, simpósios e ações sociais”, afirmou Renato.
Segundo ele, o reconhecimento institucional da unidade da UEMS e a criação de novas turmas são fundamentais para garantir a continuidade da formação jurídica no município, além de fortalecer a inclusão universitária de jovens da região leste do Estado.
Desde sua implantação, o curso de Direito da UEMS em Bataguassu tem sido destaque por seu envolvimento em atividades extracurriculares, como:
Participação em congressos acadêmicos regionais e nacionais
Realização de simpósios e seminários jurídicos
Ações sociais em comunidades locais, aproximando o saber jurídico da realidade social
Parcerias com instituições públicas para projetos de extensão universitária
Esse engajamento tem ampliado o reconhecimento da UEMS no município e consolidado o curso como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento social, jurídico e educacional da região.
O novo abaixo-assinado busca, agora, sensibilizar novamente o Governo do Estado e a Reitoria da UEMS para formalizar a unidade de Bataguassu, garantindo estrutura administrativa própria, ampliação da oferta de cursos e a implantação da terceira turma de Direito.
Os estudantes reforçam que o apoio da comunidade local e regional será decisivo para pressionar o poder público a consolidar o investimento já iniciado.
“A luta pela terceira turma é também uma luta pela permanência e valorização do ensino superior público de qualidade no interior do Estado”, conclui Renato Trevizan.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT projeta candidatura própria ao governo de MS com Zeca do PT ou Fábio Trad
Leia Mais
O fantasma da redação do Diário da Serra
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Municípios