Interior / Dourados
Câmara de Dourados adia análise de nova denúncia contra Isa Marcondes para após recesso
Vereadora é acusada de abuso de autoridade, instigação à hostilidade e uso político de fiscalizações em unidades de saúde
08/07/2025
06:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos), conhecida pelos apelidos de "Cavala" e "Dona da Zona", voltou a ser alvo de denúncia por quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal de Dourados. O novo pedido de apuração, protocolado na segunda-feira (7), será analisado somente após o recesso legislativo, que começa nesta terça-feira (8).
O documento foi apresentado pelo médico Luis Ricardo de Melo Rodrigues Borges, que solicita a abertura de investigação contra a parlamentar por exposição indevida, instigação à hostilidade, abuso de autoridade e violência contra servidor público no exercício da função.
Durante a sessão, o primeiro secretário da Casa, vereador Rogério Yuri Kintschev (PSDB), mencionou o teor da denúncia. No entanto, a presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla, informou que o documento foi encaminhado à Procuradoria Jurídica para emissão de parecer, o que adia qualquer deliberação para depois do recesso de 13 dias.
Antes mesmo da abertura da sessão, a própria Isa Marcondes divulgou a existência da nova denúncia em suas redes sociais. Ela convocou apoiadores a pressionarem os vereadores, como já havia feito no mês passado, quando enfrentou outra tentativa de cassação.
"É de conhecimento público e notório os atos praticados pela vereadora", afirma o médico na denúncia.
Invasão de áreas restritas em unidades de saúde
Desrespeito à Lei Municipal nº 4.693/2021
Exposição e acusações sem provas contra servidores públicos
Ameaças verbais no ambiente de trabalho
Instigação à hostilidade e escracho público
Utilização de fiscalizações como “palco eleitoreiro” para redes sociais
Segundo a peça protocolada pelos advogados Wagner Batista da Silva e Fellipe Penco, o intuito da denúncia não é a cassação imediata do mandato, mas sim a abertura de processo para que os fatos sejam devidamente apurados com respeito ao contraditório e à ampla defesa.
Isa Marcondes rebateu as acusações afirmando que é vítima de perseguição por parte do médico denunciante.
“Ele já me persegue desde que ganhei a eleição. Meus jurídicos estão reunindo provas para acionar a Justiça”, declarou a parlamentar.
Ela alegou ainda que todas as denúncias feitas durante suas fiscalizações em unidades de saúde foram oficializadas e serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.
Isa também voltou a mencionar seu passado como administradora de uma casa de prostituição e ironizou os ataques recebidos durante suas ações parlamentares:
“Nunca fui xingada numa zona como fui xingada numa unidade de saúde”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Leia Mais
Caminho alternativo para negociar o tarifaço
Leia Mais
MS terá R$ 59 milhões do PAC Saúde; confira as cidades que receberão novos CAPs e UBSs
Municípios