Emprego / Qualificação
Senar/MS oferece 1.220 vagas gratuitas em cursos pela plataforma MS Qualifica Digital
Capacitações são voltadas ao setor florestal e integram nova estratégia do Governo do Estado para geração de emprego e renda
02/05/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) anunciou a oferta de 1.220 vagas gratuitas em cursos de capacitação voltados ao setor florestal por meio da plataforma MS Qualifica Digital, lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa ampliar o acesso à qualificação profissional e fomentar a empregabilidade em todo o estado, por meio de um ambiente 100% digital e acessível.
A plataforma está disponível gratuitamente no site msqualifica.ms.gov.br e também no aplicativo MS Digital, reunindo cursos, currículos e vagas de emprego, conectando trabalhadores, empresas e instituições de ensino.
“Estamos oferecendo capacitações gratuitas aos produtores rurais, trabalhadores e aquelas pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho”, afirmou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, durante o lançamento.
As 12 trilhas de capacitação disponibilizadas pelo Senar/MS têm carga horária entre 144 e 220 horas e são compostas por cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). Os conteúdos são voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais no setor florestal.
Confira os principais temas:
Viveirista – 24 cursos | 196 horas
Máquinas Florestais – Periféricos e Tecnologias – 22 cursos | 216 horas
Operador de Máquinas – Linha Amarela – 14 cursos | 168 horas
Segurança no Manejo de Florestas – 18 cursos | 144 horas
Comercialização de Florestas Plantadas – 18 cursos | 200 horas
Processos Gerenciais em Florestas Plantadas – 26 cursos | 220 horas
Com proposta inclusiva, o MS Qualifica Digital foi desenvolvido para ser intuitivo e acessível, inclusive para usuários com baixa familiaridade com tecnologia. A plataforma é uma das apostas do Governo do Estado para fortalecer a economia regional, unindo tecnologia, capacitação e geração de emprego.
Mato Grosso do Sul possui hoje uma das menores taxas de desocupação do país, com 3,7%, conforme dados do IBGE.
“Com o MS Qualifica Digital, damos mais um passo importante ao ampliar o alcance da qualificação técnica, com foco em empregabilidade, geração de renda e fortalecimento da economia”, completou Lucas Galvan.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios