Política / Assembleia Legislativa
Aprovado Vale da Celulose: deputado Antonio Vaz relata projeto que reconhece polo econômico da celulose em MS
Nova lei valoriza 11 municípios impulsionados pela indústria e fortalece atração de investimentos
30/04/2025
17:30
DA REDAÇÃO
deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) ©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi o relator do projeto de lei que reconhece oficialmente o “Vale da Celulose” — região formada por municípios com forte presença da indústria de celulose e papel, consolidando-se como um novo eixo de desenvolvimento econômico no Estado.
Aprovada pelo plenário da Assembleia, a proposta é de autoria do deputado Caravina (PSDB) e contempla 11 municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Como relator, Antonio Vaz emitiu parecer favorável ao projeto e defendeu a importância da formalização do nome “Vale da Celulose” para fortalecer a identidade econômica da região, que tem registrado elevado crescimento industrial.
“Essa região tem crescido muito com a indústria da celulose, gerando empregos, movimentando a economia e melhorando a vida das pessoas. Com esse reconhecimento oficial, os municípios ganham ainda mais força para atrair investimentos e desenvolver projetos importantes para a população”, afirmou Vaz.
Com a nova legislação:
Os municípios poderão utilizar o nome “Vale da Celulose” em documentos oficiais, sinalizações, campanhas publicitárias e ações institucionais.
Haverá incentivo à realização de ações conjuntas entre o Estado e os municípios para:
Qualificação profissional
Integração logística
Promoção do desenvolvimento sustentável
A região leste de Mato Grosso do Sul abriga grandes empreendimentos do setor de base florestal e papel e celulose, incluindo investimentos bilionários como o da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Esse polo produtivo tem transformado a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e promovendo avanços em infraestrutura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal reforça controle nas fronteiras de Mato Grosso do Sul após Anvisa proibir entrada de remédios para emagrecimento
Leia Mais
Deputados votam nesta terça mudanças na carreira de agentes socioeducativos em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro recebe visitas dos filhos na Superintendência da PF sob regras rígidas determinadas pelo STF
Leia Mais
Terça-feira começa com 1.370 vagas de trabalho ofertadas pela Funsat em Campo Grande
Municípios