Política / Servidores Públicos
Prefeita Adriane Lopes sanciona reajuste escalonado para a Guarda Civil Metropolitana até 2026
Reposicionamento da categoria será publicado no Diário Oficial nesta quarta (23); cerca de 490 profissionais devem ser beneficiados
22/04/2025
18:00
DA REDAÇÃO
Equipes da GCM na base móvel, situada no Portal do Caiobá. (Foto: Arquivo/Caroline Maldonado)
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que garante o reposicionamento e reajuste salarial escalonado da Guarda Civil Metropolitana. A medida beneficia aproximadamente 490 profissionais da corporação e será publicada na íntegra no Diogrande (Diário Oficial do Município) nesta quarta-feira (23).
O Projeto de Lei nº 955/2025, de autoria do Executivo, foi elaborado com base em um acordo firmado entre a Prefeitura e o sindicato da categoria, após decisão judicial com trânsito em julgado, e aprovado por unanimidade em regime de urgência na Câmara Municipal. A sanção foi confirmada pela chefe do Executivo em reunião com o presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto (Papy – PSDB).
Segundo o texto da proposta, os efeitos financeiros do reposicionamento começam a valer neste mês de abril e serão pagos de forma gradual, em quatro parcelas, com repasses previstos para junho, setembro, dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. Ao final do escalonamento:
Guardas Civis Metropolitanos alcançarão o nível de Classe Especial
Inspetores serão posicionados na Terceira Classe
A partir de março de 2026, será iniciado um novo processo de promoção funcional para os servidores da categoria.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Ortigoza, comemorou a sanção do projeto e afirmou que o reposicionamento representa a correção de um histórico de defasagem nas promoções da categoria.
“Nossas promoções não foram respeitadas. Foi feito um acordo de que a cada três anos haveria uma progressão. Agora, esse reposicionamento será feito para todos que estão aptos. É uma verdadeira valorização da nossa carreira”, afirmou Ortigoza.
A Lei Complementar nº 358/2019 será oficialmente alterada com a publicação do decreto no Diário Oficial, consolidando mais uma etapa no processo de reorganização do plano de carreira da segurança pública municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Papa Francisco: velório público começa nesta quarta e funeral será no sábado, no Vaticano
Leia Mais
Defesa de ex-assessor de Bolsonaro compara acusado a Jesus e contesta denúncia por trama golpista
Leia Mais
Lula embarca na quinta-feira para funeral do Papa Francisco com comitiva de autoridades dos Três Poderes
Leia Mais
Boric e Lula reforçam prioridade da Rota Bioceânica para integração entre Brasil e Chile
Municípios