SENAR-MS
De hobby a negócio: Marielza transforma a vida com costura e apoio do Senar/MS
Artesã supera resistência inicial, cria o próprio ateliê e conquista independência financeira com capacitação gratuita
21/03/2025
10:15
SENAR
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A costura não estava nos planos de Marielza Ivo Aureliano, mas acabou se tornando o caminho para a realização pessoal e profissional. Moradora de Mato Grosso do Sul, ela encontrou no curso de Corte e Costura do Senar/MS uma nova perspectiva de vida. Antes dedicada apenas ao crochê e ao bordado, descobriu na produção de bolsas e necessaires uma oportunidade de renda e crescimento.
“Desde que comecei a costurar, eu consegui muita coisa. Comprei moto, minhas máquinas... praticamente tudo que eu tenho no meu ateliê veio da minha produção”, conta Marielza, com orgulho.
A trajetória da artesã é destaque no projeto #TransformandoVidas, divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Sistema Famasul.
Apesar de ter crescido em uma família de costureiras, Marielza evitava a atividade. “Sempre via minha mãe passando raiva com cliente. Não queria aprender”, relembra. Mas a necessidade de aumentar a renda familiar a levou a reconsiderar a profissão.
O curso oferecido pelo Senar/MS mostrou que a costura ia além de fazer roupas: era possível criar acessórios exclusivos e funcionais. “Achei que não conseguiria fazer nem duas peças... no fim, fiz oito! Me admirei e me superei”, relata.
Com a renda conquistada, Marielza montou seu próprio ateliê e batizou o negócio de "Fazendo Arte". O nome surgiu de uma fala espontânea da mãe, ao ver uma de suas primeiras peças prontas: “Mas você já está fazendo arte? Isso aí é arte. Quem costura, produz arte.”
Hoje, ela vende suas peças e atende sob encomenda, com uma clientela que valoriza seu talento e dedicação.
O curso que transformou a vida de Marielza faz parte dos programas Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar/MS, que capacitam produtores e suas famílias em diversas áreas, promovendo geração de renda e inclusão produtiva.
Em 2024, mais de 5 mil pessoas participaram de cursos no segmento de artesanato, em mais de 500 eventos realizados em todo o estado.
“A costura virou minha paixão. Eu agradeço ao Senar por me dar a oportunidade de enxergar essa habilidade que estava escondida”, afirma Marielza.
Todas as sextas-feiras, o Sistema Famasul divulga histórias reais de pessoas impactadas pelas ações do Senar/MS. Os relatos mostram como a educação no campo e a qualificação profissional podem transformar realidades. As reportagens estão disponíveis no site da Famasul e no canal do YouTube da instituição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu notifica Oi para retirada de fiação inativa nos postes da cidade
Leia Mais
MPF é acionado para investigar Alexandre de Moraes por uso de avião da FAB
Leia Mais
Câmara de Campo Grande realiza audiência para discutir falhas da CCR MSVia na BR-163
Leia Mais
Câmara Municipal reforça ações pelo Abril Azul e reafirma compromisso com a causa autista
Municípios