Competição conta 16 candidatos com idades entre 14 e 18 anos.
Pela primeira vez, evento será feito em uma aldeia.
|
Candidatos a miss e mister indígena (Foto: Indaiara Oliveira/Assessoria Unigran) |
A aldeia Jaguapiru em Dourados, a 225 km de Campo Grande, receberá nesta quinta-feira (18/4) os concursos de miss e mister indígenas de Mato Grosso do Sul. Promovido por uma universidade particular em parceria com a prefeitura, a competição contará com a presença de 16 candidatos com idades entre 14 e 18 anos que disputam o título.
Essa é a terceira edição da competição feminina e a segunda da masculina. Uma das organizadoras do evento, Terezinha Bazé disse ao G1 que o concurso existe para valorizar a beleza e promover a autoestima dos indígenas.
Os jovens participantes fizeram a inscrição em escolas públicas e particulares da cidade. Houve uma pré-seleção em que oito meninos e oito meninas foram então escolhidos para desfilar esta noite. Eles deverão apresentar-se em trajes sociais e típicos da cultura que representam. Foram escolhidos indígenas das etnias terena, guarany-kaiwá e guarany-nhandéwa.
A novidade da edição 2013 é que pela primeira vez o concurso será feito em uma aldeia. O objetivo, conforme Terezinha, é estimular a presença das famílias dos participantes e da comunidade indígena. O evento começa às 19h30 e será aberto ao público.
Do G1 MS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.