Campo Grande (MS), Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Deputada Gleice Jane cobra medidas mais efetivas no combate à violência contra a mulher: "Não vamos mais assumir a culpa"

Parlamentar critica falta de responsabilidade do Estado e defende capacitação, aumento de efetivo e maior investimento em políticas públicas para mulheres.

20/02/2025

10:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/02) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada estadual Gleice Jane (PT) fez um pronunciamento enfático sobre a necessidade de medidas mais assertivas no combate à violência contra a mulher.

"Nós mulheres não vamos mais assumir a culpa. Os homens que têm o poder da caneta precisam assumir a responsabilidade."

A parlamentar destacou que admitir falhas é um gesto nobre do governo, mas ressaltou que ainda não há uma real assunção de responsabilidade sobre o problema.

Crise na Delegacia da Mulher e desafios no atendimento

Gleice Jane chamou atenção para a pressão enfrentada por profissionais que atuam no atendimento às vítimas, mencionando o pedido coletivo de exoneração feito por 12 delegadas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), rejeitado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“As delegadas estão sendo duramente atacadas e tomaram uma decisão corporativa, de fato, mas vamos nos colocar no lugar das pessoas que realizam esse atendimento todos os dias.”

A deputada reforçou que as vítimas, como Vanessa Ricarte, Karina Corin, Aline Rodrigues e Juliana Domingues, precisam de um sistema preparado para oferecer atendimento prévio, instrução e guarida, e que a defasagem de recursos humanos e estruturais impacta diretamente a proteção dessas mulheres.

Soluções propostas

📌 Capacitação continuada e humanizada para os servidores que lidam com vítimas de violência.
📌 Aumento do efetivo nas delegacias e unidades de atendimento à mulher.
📌 Mais investimento em políticas públicas voltadas à proteção e assistência às mulheres vítimas de violência.

Crítica à falta de prioridade nas políticas públicas para mulheres

A deputada também cobrou maior comprometimento do Estado, questionando a falta de direcionamento de recursos para políticas públicas femininas.

"Na política dos homens, historicamente, a pauta central é a economia. O governador tem rodado o país falando sobre o crescimento econômico do nosso estado. Então, qual parte desse bolo vai ser destinada para as políticas públicas em prol das mulheres?"

A fala da parlamentar reflete a necessidade de um compromisso concreto dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – para garantir segurança e justiça às vítimas de violência doméstica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: