POLÍTICA
Moka assume cargo estratégico para Mato Grosso do Sul em Brasília
Ex-senador toma posse como secretário de Relações Institucionais do Estado
07/02/2025
16:00
CGN
DA REDAÇÃO
Ex-senador Moka assinando posse ao lado de Eduardo Riedel (Foto: Paulo Francis)
O ex-deputado federal e ex-senador por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka (MDB), assumiu nesta sexta-feira (7) o cargo de secretário de Relações Institucionais do Estado, em Brasília. Atual presidente do MDB estadual, Moka substitui Sérgio de Paula, que ocupou a função de 10 de janeiro de 2023 a 22 de julho de 2024. Desde então, o cargo estava vago.
Em seu discurso de posse, Moka destacou que o convite para integrar o governo não foi apenas pessoal, mas também um reconhecimento ao MDB.
“O convite é pessoal, mas ele também é incentivo ao nosso partido, uma vez que o MDB já tem o compromisso de apoiar o Riedel na sua reeleição. Eu fico contente e quero crer que lá em Brasília, onde passei boa parte da minha carreira política, eu ainda possa ajudar o governo a construir ligações, contato, principalmente dos ministérios onde eu ainda tenho vários amigos atualmente ministros.”
Sobre sua nova função, Moka afirmou que permanecerá entre Brasília e Mato Grosso do Sul, conforme solicitado pelo governador.
“É claro que eu vou ter que ficar mais em Brasília, mas também estarei presente no Estado. Pelo menos, esse foi o pedido que o governador me fez: ajudá-lo em Brasília e também aqui na construção política.”
Em um discurso emocionado, Moka relembrou sua trajetória política e agradeceu o convite para assumir a função.
“Quem diria? Esse grupo lá de Maracaju que ia em casa para me ensinar sobre agricultura agora me convida para o cargo. É uma emoção muito grande e quero crer que ainda sou útil para continuar ajudando o meu Estado. Quero merecer e honrar o convite que o governador me fez.”
O governador Eduardo Riedel (PSDB) elogiou a escolha de Moka, reforçando sua importância para o Estado.
“É um filme que passa na cabeça. Foi uma decisão madura e pensando no Estado. Vamos dar sequência naquilo que nunca deveria ter sido interrompido. Não tem uma pessoa que não fale do trabalho de Moka. Sempre pensou no coletivo acima de qualquer interesse. Agradeço por ter aceito o desafio.”
O ex-governador André Puccinelli (MDB) destacou o significado da nomeação de Moka.
“É uma função estratégica do governo do PSDB. Representa o reconhecimento pessoal do governador às qualidades do Moka e representa um prestígio ao MDB, uma figura convalidada por todo o partido. É um orgulho para nós, como pessoa física e como instituição jurídica do nosso partido.”
Puccinelli também comentou sobre possíveis fusões partidárias.
“A nível nacional, o MDB desde 2023 tem conversações com o PSDB e nós torcemos para que o Kassab não leve o PSDB para lá, queremos o PSDB conosco.”
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, informou que as primeiras reuniões de Moka em Brasília começam já no dia seguinte à posse.
“A escolha do Moka se deve ao trânsito que ele tem em Brasília. Ele é amigo pessoal de senadores e filhos de senadores que estão ministros no governo Lula. Isso dará muito acesso aos projetos do MS.”
Natural de Bela Vista, Moka formou-se em medicina pela UFMS e construiu uma longa carreira política, atuando como vereador, deputado estadual por três mandatos consecutivos, deputado federal e senador. Atualmente, preside o MDB de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasileiros deportados dos EUA descem do avião sem algemas em pouso em Fortaleza
Leia Mais
Bolsonaro defende revogar Lei da Ficha Limpa para disputar eleições de 2026
Leia Mais
“Asfalto estava ondulando”, diz comerciante após cratera surgir na Mato Grosso
Leia Mais
Mulheres são denunciadas por usarem diplomas falsos de enfermeiras
Municípios