ECONOMIA
Empreendedores têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional; saiba como
Regime facilita pagamento de impostos para MEIs, micro e pequenas empresas através de plataforma online
24/01/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O prazo para solicitar a adesão ao Simples Nacional termina no dia 31 de janeiro. Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) têm direito a optar pelo regime, que possibilita o pagamento simplificado de impostos.
Quem já é optante do Simples Nacional não precisa fazer a adesão novamente. A renovação é automática, a não ser que a empresa tenha sido excluída do regime, por causa de dívidas, por exemplo. (leia mais abaixo)
A nova opção, portanto, serve para empresas que já estão em atividade, mas ainda não aderiram ao Simples.
Para empresas em início de atividade, o prazo para solicitar a adesão é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorridos 60 dias da data de abertura do CNPJ.
O pedido de adesão é feito pela internet, no Portal do Simples Nacional. (veja o passo a passo ao fim da reportagem)
Empresas que foram excluídas do Simples Nacional por causa de dívidas, mas regularizaram todas as pendências, precisam solicitar novamente a adesão se quiserem voltar ao regime. O prazo para o pedido também termina no dia 31 de janeiro.
Os MEIs nessa situação, além de solicitarem a adesão ao Simples, devem, em seguida, pedir o enquadramento no Simei, por meio de outro serviço disponível no Portal do Simples Nacional.
A Receita Federal avisou empreendedores endividados de que eles poderiam ser excluídos do Simples Nacional entre setembro e outubro do ano passado.
As notificações foram feitas por meio do envio de um termo de exclusão do regime, e os contribuintes tiveram 30 dias a partir do momento em que leram o documento para regularizar as pendências.
O empreendedor que foi excluído do regime ainda pode fazer os pagamentos e, se não tiver outros impedimentos legais, solicitar novamente a adesão ao Simples até o fim do mês.
Todas as empresas que desejam optar pelo Simples Nacional devem ter a inscrição no CNPJ, a inscrição municipal e, quando exigível, a inscrição estadual.
Em seguida, realizar o passo a passo:
A verificação é feita pela Receita Federal, estados e municípios, em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências cadastrais ou fiscais, nem débitos, com nenhum ente federado.
A divulgação do resultado da opção está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mutirão de Cirurgias de Catarata em Santa Rita do Pardo atende mais de 150 pessoas
Leia Mais
Primeiro voo da era Trump com deportados chega ao Brasil em Belo Horizonte
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad lidera mobilização contra proposta da ANS que ameaça a saúde das mulheres
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu anula Concursos Públicos de 2023 e 2024 para harmonizar contratações temporárias
Municípios