POLÍTICA
Bolsonaro detona senadora de MS e manda recado para Tereza Cristina
Ex-presidente critica Soraya Thronicke e direciona alerta a sua aliada em relação às eleições de 2026
20/01/2025
18:25
CE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teceu críticas às senadoras sul-mato-grossenses Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (PP) ao comentar sobre as possíveis candidaturas e apoios para as eleições do ano que vem, especificamente para as vagas no Senado.
Durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil no Youtube, Bolsonaro inicialmente criticou a decisão do senador Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência e Tecnologia, de se candidatar à presidência do Senado. Ele classificou a decisão como “lamentável”, apontando falta de disciplina e desonra na palavra dada.
O ex-presidente citou conversas sobre candidaturas assertivas para 2026 e, ao mencionar Mato Grosso do Sul, disse que haverá um candidato do partido ao Senado. Nesse momento, direcionou críticas a Soraya Thronicke, afirmando: “a atual senadora que se elegeu usando o meu nome é uma desgraça e não soma em nada. A gente vai mudando, vai acertando”.
Soraya Thronicke foi procurada para comentar as declarações, mas não se manifestou até a publicação da reportagem. Em 2018, ambos eram do mesmo partido e Soraya foi eleita na onda bolsonarista. Quatro anos depois, passaram a adversários, trocando farpas durante a campanha presidencial de 2022. No segundo turno, Soraya se recusou a votar entre Lula (PT) e Bolsonaro, preferindo pagar multa a se posicionar.
Ainda na entrevista, Bolsonaro se dirigiu a Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura em sua gestão, criticando a senadora por ter chegado onde chegou com sua ajuda. Ele afirmou que ela “sozinha, no outro governo, não chegaria onde chegou”, mas destacou que, quando lhe deu ministérios a aliados, estes passaram a agir como donos das pastas. Citando Tereza Cristina, declarou:
“tereza cristina, sozinha, no outro governo, você não chegaria onde chegou, mas de jeito nenhum. tudo tinha um ‘mas’. você vai ser ministra, mas, tal e tal secretaria não são suas, são de outros partidos políticos”, sem entrar em maiores detalhes sobre suas expectativas ou possíveis acordos não cumpridos.
Nas eleições municipais de 2024, apesar de não haver ruptura pública entre Bolsonaro e Tereza Cristina, cada um apoiou candidaturas diferentes em Campo Grande no primeiro turno. Bolsonaro declarou apoio ao candidato à prefeitura Beto Pereira (PSDB), enquanto Tereza Cristina apoiou Adriane Lopes (PP). Já no segundo turno, ambos apoiaram Adriane, que foi eleita ao superar a candidata Rose Modesto (União Brasil).
Tereza Cristina também não se manifestou sobre os “avisos” de Bolsonaro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Auxílio-doença: Conheça os requisitos para ter direito ao benefício
Leia Mais
Sebrae lança inscrições para o Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Chapadão do Sul homenageia farmacêuticos da rede pública de saúde
Leia Mais
Barron Trump se destaca na cerimônia de posse ao lado dos pais
Municípios