FRAUDE
Vereadores de MS perdem Bolsa Família: Ato do Governo Federal revela exclusão de benefícios
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social corta pagamentos a mais de 1,1 mil famílias de políticos eleitos em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
21/01/2025
08:15
MDX
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Vereadores recém-eleitos em Mato Grosso do Sul tiveram seus benefícios do Bolsa Família suspensos pelo Governo Federal. Seis parlamentares eleitos no pleito de 2024 tiveram o pagamento do Bolsa Família cancelado para suas famílias, ação tomada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O cancelamento do benefício foi oficializado em uma edição do Diário Oficial da União (DOU) e afeta mais de 1,1 mil famílias de políticos eleitos em todo o Brasil. Segundo informações fornecidas, os vereadores com benefício cortado em MS são todos oriundos do interior do estado. Confira a lista informada:
Monitoramento e Justificativas
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirmou que esses cancelamentos fazem parte de processos de monitoramento regulares, realizados para assegurar a conformidade dos pagamentos de benefícios com a legislação do Programa Bolsa Família. “Desde 2016, acordos de cooperação técnica entre o MDS e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitem a troca de conhecimento técnico, informações e base de dados dos órgãos”, explicou a fonte.
Caroline Paranayba, diretora do Departamento de Benefícios da Senarc (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania), detalhou que o monitoramento identifica famílias que têm membros eleitos nas esferas municipal, estadual ou federal. “A partir de estudos e cruzamentos de dados, são identificadas ocorrências e adotadas ações de tratamento para interromper o pagamento de benefícios e impedir a entrada dessas famílias no Programa, quando estas ainda não são beneficiárias”, disse Caroline. Ela acrescentou que a medida visa colaborar para a destinação adequada dos recursos e garantir que o Programa Bolsa Família alcance as famílias mais vulneráveis no país.
Entendimento do Agregado Familiar
A diretora Paranayba também esclareceu que a definição de agregado familiar é feita no momento do cadastramento pela própria família. Essa definição engloba todos os membros que residem no mesmo domicílio e compartilham rendas e/ou despesas, conforme estabelece a legislação do Cadastro Único. O processo de monitoramento, portanto, depende da precisão desses dados para identificar possíveis irregularidades.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Auxílio-doença: Conheça os requisitos para ter direito ao benefício
Leia Mais
Sebrae lança inscrições para o Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Chapadão do Sul homenageia farmacêuticos da rede pública de saúde
Leia Mais
Barron Trump se destaca na cerimônia de posse ao lado dos pais
Municípios