FORÇAS ARMADAS
CMO anuncia 99 vagas para alistamento militar feminino com incorporação em 2026
Jovens nascidas em 2007 podem se inscrever até 30 de junho para servir nas Forças Armadas em Campo Grande, Corumbá e Ladário
07/01/2025
07:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Comando Militar do Oeste (CMO) abriu 99 vagas para alistamento militar feminino, com incorporação prevista para 2026. Desde 1º de janeiro, mulheres nascidas em 2007 têm até 30 de junho para se inscreverem e buscar uma carreira ou serviço temporário nas Forças Armadas.
Ao contrário do alistamento masculino, que é obrigatório, o processo para as jovens é voluntário. Aqueles que completarem 18 anos em 2025 poderão ingressar nas Organizações Militares de Campo Grande, além de vagas destinadas à Marinha nas cidades de Corumbá e Ladário. A iniciativa do CMO busca ampliar a participação feminina nas Forças Armadas, oferecendo oportunidades variadas de atuação.
As interessadas podem alistar-se de forma presencial na Junta de Serviço Militar ou pela internet, através do site oficial alistamento.eb.mil.br. Nos três primeiros dias do período de alistamento, 153 jovens já se inscreveram. A seleção seguirá critérios estabelecidos pelas autoridades militares, com a incorporação das aprovadas acontecendo no ano de 2026.
O Governo Federal regulamentou o Serviço Militar Inicial Feminino voluntário por meio do Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024. Uma vez incorporadas, as militares estarão sujeitas aos mesmos direitos, deveres e penalidades previstos pela Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, e pelo Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966. As voluntárias não terão estabilidade no serviço militar; ao término do período ativo, passarão a integrar a reserva não remunerada das Forças Armadas.
Até o momento, as mulheres ingressavam nas Forças Armadas por meio de concursos públicos para militares de carreira ou através de seleção conduzida pelas Regiões Militares para serviços temporários. Com o novo regulamento e as vagas oferecidas pelo CMO, a participação feminina tende a crescer, promovendo maior diversidade e inclusão no ambiente militar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Energisa oferece serviços gratuitos em ação comunitária da UEMS no Jardim São Conrado
Leia Mais
Meta e TikTok retiram do ar fake news sobre Lula e Janja na Rússia após ação da AGU
Leia Mais
CBF recorre ao STF para manter Ednaldo Rodrigues na presidência e evitar sanções da Fifa
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande promete quitar R$ 8,7 milhões em emendas atrasadas até dezembro
Municípios