DOURADINA
Prefeita eleita recorre à justiça para garantir trabalho de equipe de transição
Juiz garante acesso a documentos e espaço adequado para a equipe de transição da prefeita eleita Nair Branti
16/12/2024
17:11
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A prefeita eleita de Douradina, Nair Branti (PSD), precisou recorrer à Justiça para assegurar o direito de sua equipe de transição a acessar documentos públicos, visitar órgãos municipais e ter à disposição um espaço adequado para as reuniões. A decisão liminar foi proferida pelo juiz Evandro Endo, que determinou o cumprimento de uma série de medidas que garantem a transparência e a continuidade administrativa no município.
Nair Branti foi eleita com 53,96% dos votos, derrotando Lúcio Flávio Raulino Silva, o Professor Lúcio (PSDB), que obteve 45,67%, e Roberto Alziro (PCO), que ficou com 0,38% dos votos. Contudo, a nova gestora precisou acionar a Justiça diante da negativa de acesso a documentos e informações por parte da atual administração, liderada pelo prefeito Jean Fogaça (PSDB), conforme consta nos autos do processo judicial.
De acordo com a decisão judicial, foi constatada a violação dos princípios da publicidade e continuidade do serviço público. O juiz destacou que o acesso a documentos de interesse público é um direito não apenas da gestora eleita, mas de todo cidadão, conforme regulamentado pela Lei de Acesso à Informação.
O magistrado deferiu a liminar e determinou que a administração municipal adote as seguintes medidas no prazo de 48 horas:
O juiz estabeleceu, ainda, que o descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 300,00, limitada inicialmente a 30 dias. Caso o descumprimento persista, a multa poderá ser majorada. Também foi alertado que a negativa injustificada pode configurar crime de desobediência.
O magistrado ressaltou ainda que, no período de transição, é indispensável que o governo atual forneça as informações necessárias para garantir a continuidade dos serviços públicos, independentemente de partidos ou interesses particulares.
"A negativa de acesso a informações não encontra respaldo legal, pois o princípio da publicidade exige que todos os atos administrativos sejam amplamente divulgados, salvo exceções legalmente justificáveis", sustentou o juiz.
A decisão judicial garante que a equipe de transição da prefeita eleita Nair Branti possa atuar de forma eficiente e transparente, assegurando a continuidade dos serviços públicos no município de Douradina. A medida reforça o compromisso com a administração transparente e o atendimento das demandas da população.
Douradina segue em busca de uma transição tranquila e eficaz, garantindo que os novos gestores possam implementar suas propostas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com total respaldo legal e institucional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Comissão da ALEMS entrega denúncia ao MPF e pede suspensão do leilão da BR-163 em MS
Leia Mais
Mais de 160 mil trabalhadores formais impulsionam a indústria de MS, que lidera o crescimento nacional
Leia Mais
Deputado Hashioka homenageia os 66 anos de instalação de Nova Andradina em discurso na Assembleia
Leia Mais
Prefeitura celebra Abril Indígena com homenagem no Memorial da Cultura Cacique Enir Terena
Municípios