POLÍTICA
Diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande será realizada em 18 de dezembro
Cerimônia oficial confirma os parlamentares eleitos e aptos para a posse em 2025
04/12/2024
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande acontecerá no dia 18 de dezembro, às 19h30, uma quarta-feira. A cerimônia marca a entrega do documento que atesta a eleição e habilita os parlamentares para tomarem posse em 1º de janeiro de 2025. A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara Municipal.
Após a posse, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora. Em seguida, os vereadores entram em recesso parlamentar, retornando apenas em fevereiro, exceto em casos de convocação de sessões extraordinárias.
Campo Grande conta atualmente com 29 cadeiras no Legislativo. Nas eleições realizadas em outubro de 2024, a Câmara teve quase 50% de renovação, com 15 vereadores deixando os mandatos e 14 renovando suas posições.
Entre os eleitos, dois vereadores enfrentam desafios relacionados às contas de campanha. Jean Ferreira (PT) e Leinha (Avante) tiveram suas contas reprovadas pela Justiça Eleitoral, mas seguem tentando reverter a decisão.
Segundo a Justiça Eleitoral, o diploma inclui informações como o nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito, a legenda partidária, e outras informações opcionais determinadas pelo juiz ou tribunal. Contudo, candidatos com registro de candidatura indeferido, mesmo que sub judice, não podem ser diplomados.
A ocupação das cadeiras no Legislativo é definida pelo quociente eleitoral, que calcula as vagas dos partidos proporcionalmente ao número de votos válidos. A seguir, os candidatos mais votados dentro das siglas ocupam as vagas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios