CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Carlão destaca a importância do Dia da Consciência Negra com feriado nacional pela primeira vez
Presidente da Câmara de Campo Grande ressalta a necessidade de reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil.
19/11/2024
14:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional pela primeira vez, após aprovação da lei pelo Congresso Nacional em 2023. O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão, PSB), destacou a relevância da data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão e do enfrentamento ao racismo no Brasil.
“É um marco importante para o nosso país. Precisamos refletir sobre o racismo que muitas vezes não é assumido pela sociedade, mas existe e precisa ser combatido. Somente com a conscientização vamos combater o racismo estrutural, que é o conjunto de práticas, hábitos e situações que promovem o preconceito, mesmo que sem intenção. Esse racismo é uma realidade e se manifesta em diversas áreas”, afirmou Carlão.
A Câmara Municipal de Campo Grande realizará uma sessão solene no próximo dia 25 de novembro, às 19h, no Plenário “Oliva Enciso”, para a outorga da “Medalha do Legislativo Zumbi dos Palmares”. A honraria foi criada pelo Decreto Legislativo nº 690/01 com o objetivo de valorizar personalidades, entidades e ações que promovem a igualdade racial e o combate à discriminação no município.
A cerimônia, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, busca reconhecer esforços em prol da inclusão e conscientização, reforçando o papel de Zumbi dos Palmares como inspiração na luta pela igualdade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios