Campo Grande (MS), Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

FUNSAT

Funsat apresenta resultados do Primt em audiência pública na Câmara Municipal

Relatório semestral destaca avanços no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), com foco em capacitação e reinserção profissional.

19/11/2024

11:45

FUNSAT

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (18), o Diretor-Presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Bezerra, apresentou à Câmara Municipal o relatório semestral do Primt, referente ao período de abril a setembro de 2024. A audiência pública, convocada pela Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, foi presidida pelo vereador Clodoilson Pires (Podemos), com a participação de outros parlamentares, como Betinho (Republicanos), Marcos Tabosa (Progressistas) e Professor André Luís (Rede).


Resultados apresentados

Entre os principais resultados apresentados, destacam-se:

  • Dois processos seletivos: 466 inscritos em abril e 508 em julho, com maioria dos beneficiários provenientes da região do Anhanduizinho.
  • Capacitação profissional: 33 cursos realizados com 600 alunos matriculados e 40 horas-aula obrigatórias para os participantes do programa.
  • Alfabetização: Um grupo de 22 beneficiários analfabetos concluiu aulas de alfabetização, ampliando suas possibilidades de inclusão no mercado de trabalho.
  • Beneficiários ativos: Em setembro, o programa contava com 2.589 beneficiários, próximo do teto máximo de 2.680, conforme previsto pela legislação municipal.

Reconhecimento e desafios

Os vereadores presentes elogiaram os avanços do Primt, mas também pontuaram desafios:

  • Vereador André Luís destacou o papel do programa como um dos mais importantes na assistência aos mais vulneráveis, elogiando o alinhamento da Funsat para a triagem e inclusão.
  • Vereador Marcos Tabosa elogiou a organização e qualidade do projeto, chamando atenção para os frutos colhidos com o novo formato do Primt.
  • Vereador Betinho lembrou o histórico do programa, destacando que, desde os ajustes em 2017, ele se tornou uma ferramenta de transformação social.
  • Vereador Clodoilson Pires pediu mais divulgação do programa e maior preenchimento de cotas específicas, como para mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência.

Perspectivas e metas

Entre as propostas levantadas, estão:

  • Ampliação da capacitação profissional: Com maior alinhamento às demandas do mercado de trabalho.
  • Divulgação e inclusão: Estratégias para atingir públicos específicos, aumentando o impacto social do programa.
  • Monitoramento contínuo: Garantir que o programa mantenha sua função social de reinserir beneficiários ao mercado formal.

Raio global de aprendizado

Em 2024, o Ciclo de Capacitação do Primt envolveu 1.600 alunos em 12 eventos. Além de cursos técnicos, as atividades incluíram orientações sobre o mercado de trabalho e a legislação do programa. Segundo o relatório, 600 alunos participaram diretamente das capacitações da Escola Funsat durante o período analisado.


Impacto do Primt

O Primt continua como uma das principais políticas públicas de inclusão ao mercado de trabalho em Campo Grande. O programa tem como meta não apenas a capacitação técnica, mas também a transformação social dos participantes, contribuindo para a redução das desigualdades no município.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: