Campo Grande (MS), Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024

FERIADO

Confira o que abre e fecha na ‘Semana do Saco Cheio’ em Campo Grande

Tradicional semana de descanso alia o recesso escolar e o feriado estadual

10/10/2024

08:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Com a proximidade do feriado de Divisão do Estado de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (10) e o feriado de Nossa Senhora Aparecida no sábado (12), a tradicional Semana do Saco Cheio em Mato Grosso do Sul é mais curta em 2024. A mudança impacta o funcionamento de diversos serviços em Campo Grande, desde órgãos públicos até comércios e transportes. Confira como fica a programação para este período:

Comércio

Entre quinta-feira (10) e sábado (12), a Fecomércio-MS informou que o comércio em Campo Grande poderá funcionar normalmente, com horário de atendimento das 9h às 18h. As lojas em shoppings seguirão o mesmo horário, respeitando o intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

A abertura das lojas está condicionada ao cumprimento das regras estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho. Os empresários que optarem pelo funcionamento devem compensar os funcionários pelo dia trabalhado, oferecendo uma folga a ser concedida preferencialmente na semana seguinte, em até 15 dias. As empresas também precisam informar ao sindicato laboral sobre a abertura até cinco dias antes, com pagamento de R$ 22 por empregado.

Transporte público

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informa que, no feriado de quinta-feira (10), os ônibus seguirão o plano funcional de sábado. Já no sábado (12), as linhas funcionarão conforme o plano de domingo e feriados, exceto a linha 515, que seguirá o plano de sábado.

Governo do Estado e Prefeitura

Neste ano, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul não estabeleceu o tradicional recesso da Semana do Saco Cheio nos moldes habituais, mas a proximidade dos feriados reduz a movimentação em repartições públicas. Os órgãos estaduais terão expediente normal no dia 10 e ponto facultativo no dia 11 (sexta-feira).

A Prefeitura de Campo Grande anunciou um recesso prolongado para seus servidores, que vai de 10 a 13 de outubro, com retorno às atividades na segunda-feira (14). A medida, no entanto, não se aplica aos serviços essenciais, como os Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), serviços de limpeza urbana e coleta de lixo domiciliar, que continuarão funcionando normalmente.

Correios

As agências dos Correios em Campo Grande operam até a quinta-feira (10), mas suspendem as atividades no feriado estadual e retornam ao atendimento normal na segunda-feira (14). Durante o recesso, o atendimento de pós-venda pode ser realizado por meio da Central de Atendimento dos Correios (CAC) no site, telefones ou chat, que funcionam 24 horas.

Mercados e supermercados

Os supermercados de Campo Grande poderão operar normalmente na sexta-feira (11) e no sábado (12), respeitando a folga compensatória dos trabalhadores. A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) reforça que a abertura das lojas em cada município depende das Convenções Coletivas e Acordos Coletivos locais.

Casa da Saúde e Delegacias

A Casa da Saúde segue a portaria do Governo do Estado, permanecendo fechada durante o feriadão e retornando às atividades no próximo dia útil, 14 de outubro.

As delegacias de Campo Grande funcionam normalmente até quinta-feira (10), mas, durante o feriado, apenas a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) estarão de plantão. As demais unidades especializadas e delegacias de bairros retomam o atendimento na segunda-feira.

Judiciário

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve o expediente normal na quinta-feira (10), com recesso apenas no dia 11 de outubro. As informações sobre o plantão judiciário e os contatos dos plantonistas estão disponíveis no portal www.tjms.jus.br/plantao.

Serviços essenciais mantêm atendimento

Durante a Semana do Saco Cheio e os feriados, os serviços de emergência e atendimento à população, como as UPAs e os CRSs, continuarão funcionando 24 horas, garantindo o atendimento às necessidades da população de Campo Grande.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: